Após bater o Brasil de Pelotas no Bento Freitas, o Inter volta a reencontrar sua torcida no Beira-Rio na noite desta quinta-feira (16) para enfrentar o São José, em jogo que deve marcar a estreia de Gabriel Mercado na temporada 2023. Válido pela oitava rodada do Gauchão, o confronto, que começa às 21h30min, é duelo direto na briga por vaga na semifinal.
Gabriel Mercado foi titular na maior parte da campanha do Campeonato Brasileiro do ano passado. Ele iria começar o Gauchão como companheiro de Vitão na zaga, mas acabou sofrendo uma lesão muscular na panturrilha esquerda uma semana antes da estreia diante do Juventude.
O problema físico abriu caminho para Rodrigo Moledo atuar. O camisa 4 acabou ganhando uma sequência maior do que o esperado e formou com Vitão a dupla de zaga nas sete rodadas do Gauchão. Um motivo foi que Mercado teve um contratempo durante o período de recuperação. Uma virose atrasou sua volta. Ele foi relacionado pela primeira vez apenas na última rodada, mas assistiu do banco ao triunfo por 1 a 0 sobre o Xavante, no Bento Freitas.
O outro foi o bom desempenho defensivo. Com cinco gols sofridos em sete rodadas, o Colorado tem o seu melhor início de Gauchão em relação à defesa desde 2020, quando também teve as redes balançadas em cinco oportunidades nos primeiros sete jogos.
— Ele já tinha condição de jogar 20 minutos (em Pelotas). Eu é que não quis colocá-lo porque o momento precisava de um pouco mais de força e de disputa. Achei que nossos dois zagueiros foram bem e depois, com Igor Gomes (entrou na lateral direita após a lesão de Mário Fernandes), ganhamos na bola aérea. Ele (Mercado), na quinta-feira (16), vai estar à disposição e tem grande chance de iniciar a partida — avaliou Mano após a vitória no Bento Freitas.
Com Mercado Inter retoma defesa invicta
Com a recuperação de Gabriel Mercado, o técnico Mano Menezes tem a possibilidade de escalar uma defesa que foi invicta em 2022. Na temporada passada, o Colorado disputou 16 partidas de Brasileirão e Copa Sul-Americana tendo a linha defensiva formada por Bustos, Vitão, Mercado e Renê e somou 10 vitórias e seis empates. Foram apenas sete gols sofridos nessa sequência invicta com o quarteto titular.
Em termos de posicionamento, a presença de Mercado também garante que Vitão jogará pelo lado direito. Em 2022, Vitão costumava mudar para a esquerda quando atuava ao lado de Moledo. Neste ano, Mano Menezes até iniciou com Vitão pela direita e Moledo pela esquerda nas primeiras rodadas do Gauchão, mas chegou a inverter os posicionamentos deles durante os jogos.
Para reconquistar a confiança da torcida
A última impressão deixada pelo Inter no Beira-Rio não foi a melhor para a torcida. O empate de 2 a 2 buscado com o Caxias nos minutos finais com o gol do Alemão, na penúltima rodada, foi marcado por vaias no estádio após o time grená ter virado o placar para 2 a 1. Aquele gol, que encerrou a seca de Alemão na temporada, garantiu um ponto e também amenizou o tom das críticas.
Nesta noite, o time de Mano Menezes tentará retomar a confiança da torcida com uma vitória diante de um adversário direto na classificação. O Colorado é o terceiro colocado, com 13 pontos. O São José aparece como o primeiro fora da zona de classificação para as semifinais, em quinto, com nove.
Ou seja, uma vitória fará o Inter abrir sete pontos para o Zequinha, ficando em situação confortável na disputa por vaga na semifinal. Por outro lado, uma derrota reduzirá a distância para um ponto, deixando a classificação colorada ameaçada.
Depois do jogo desta, o Inter terá nove dias sem compromisso no Estadual. O time de Mano Menezes só voltará a campo em 25 de fevereiro, quando enfrentará o Aimoré em São Leopoldo, o último jogo antes do Gre-Nal, marcado para 5 de março, na Arena.