Mano Menezes ganhou um novo jogador para o meio-campo. A estreia de Baralhas, mesmo que tenha atuado por oito minutos (mais os acréscimos), deu ao treinador colorado uma opção mais versátil, que faz a primeira e a segunda funções do setor. Ele é um dos candidatos a titular no Inter que enfrenta o Novo Hamburgo, a partir das 20h30min deste domingo, no Estádio do Vale.
Baralhas tem agradado a Mano nos treinamentos. Depois de elogiar o jogador e descrevê-lo como primeiro volante, parecido com o lesionado Gabriel ("tem até Gabriel no nome", brincou o técnico em entrevista coletiva), o treinador optou por colocá-lo de segundo volante diante do Ypiranga. O camisa 33 disse, ao final da partida, que a orientação era "fazer companhia a Johnny". No caso, ocupar o lugar que foi de De Pena nas últimas partidas.
Assim, a polivalência pode lhe dar uma vaga. Ele pode tanto substituir Johnny e ficar à frente da zaga quanto ser um meia pela direita ou pela esquerda, soltando os extremas e liberando Alan Patrick, por exemplo.
No Atlético-GO, seu último time, não ficou preso a uma função. Na maior parte das vezes, foi escalado como dupla de Willian Maranhão (quando não Marlon Freitas), na abertura do meio-campo em uma formação de 4-2-3-1. Sua maior virtude, segundo o FootStats e o Sofascore, dois portais especialistas em análises táticas e de desempenho, foram as bolas longas. Baralhas manteve média superior a 75% de precisão em lançamentos. Contra times fechados, esse tipo de lance pode desequilibrar uma defesa, deixando pontas com apenas um marcador pela frente, por exemplo. Defensivamente, foi quem mais desarmou pela equipe goiana. E não se importou em fazer faltas: levou 12 cartões no último Brasileirão.
Essa capacidade defensiva foi citada no Inter. Mano Menezes ressaltou uma característica de Baralhas que não deverá ser visto tanto assim no Gauchão, a não ser no Gre-Nal, mas que será importante no futuro. O técnico lembrou que, por enquanto, diante de equipes que estão quase que exclusivamente preocupadas apenas em marcar e destruir jogadas, o time tem jogado com apenas um volante de origem. Mas quando crescer o nível dos adversários, a tendência é de que seja necessário mais um atleta com força em desarme e marcação no meio-campo colorado.
— Estou muito satisfeito com as impressões dele nos treinos. Ele tem mostrado ser o que fomos buscar. Quando o adversário tem mais volume, você precisa de mais alguém com essa característica. Estou feliz com a chegada dele — falou Mano na entrevista após a goleada sobre o Ypiranga.
Baralhas, na zona mista, agradeceu a confiança do técnico. E também comentou sobre sua chegada ao Inter:
— Estou me sentindo em casa, me adaptando aos poucos. Vou procurar evoluir para ajudar meus companheiros. Fico feliz pela oportunidade que ele me deu e pelos elogios. Nosso objetivo é conquistar vitórias, títulos. Isso é o mais importante.
Baralhas pode ter sua primeira oportunidade como titular neste domingo. O treino de sábado definiria a equipe, mas não está descartado o rodízio de alguns atletas. O camisa 33 é candidato a substituir praticamente qualquer um do meio-campo. Isso se dá tanto porque ele mesmo pode ser um "Johnny" ou um "De Pena" quanto porque o uruguaio pode ser adiantado e abrir uma vaga como volante. E no Beira-Rio, há quem aposte: quando Baralhas entrar no time, será difícil tirá-lo.