Depois da grande expectativa criada por sua volta, Taison deixa o Beira-Rio após um ano e nove meses de forma frustrante para a torcida. Os números comprovam que o jogador campeão da Libertadores, em 2010, não conseguiu dentro do campo dar a resposta esperada. Em 63 jogos nesta segunda passagem pelo Inter, Taison teve mais cartões amarelos recebidos que gols marcados.
Anunciado em abril de 2021 como o grande reforço colorado para aquela temporada, Taison estreou em maio em uma goleada de 6 a 1 sobre o Olimpia, na Libertadores. O primeiro gol veio apenas em agosto, no 4 a 0 sobre o Flamengo, no Maracanã, pelo Brasileirão.
Taison balançou as redes outras três vezes naquele Campeonato Brasileiro. O gol mais importante aconteceu em novembro, que garantiu a vitória de 1 a 0 sobre o Grêmio no Gre-Nal do segundo turno.
O balanço da primeira temporada de Taison foi de 29 jogos, com quatro gols, uma assistência. No período levou quatro cartões amarelos.
Perda da titularidade
Mesmo que 2021 não tenha sido um ano de conquistas, Taison iniciou o ano passado como titular absoluto de Alexander Medina. Novamente, o desempenho coletivo não foi o esperado, mas Taison também ficou devendo coletivamente. Com a chegada de Mano Menezes, o Inter conseguiu reagir no Brasileirão e o camisa 7 já não recuperou a condição de titular.
No total, Taison terminou 2022 com 34 jogos disputados, mas apenas 16 como titular. Ele voltou a repetir a marca de quatro gols e melhorou a de assistências em relação a 2021, chegando a quatro. Para um meia-atacante, camisa 7 teve um número alto de cartões amarelos, 10 no total.
Isso fez com que Taison encerrasse sua segunda passagem pelo Inter com um dado curioso, de ter levado mais cartões amarelos do que marcado gols. No total, foram 14 cartões contra oito gols. O número de assistências em 63 jogos foi de cinco. Ou seja, mesmo somando as bolas na rede e as assistências, a contribuição direta dele em gols ficou em 13, ainda assim um número inferior ao de cartões levados.
Taison na segunda passagem pelo Inter
2021
- 29 jogos
- 4 gols,
- 1 assistência
- 4 amarelos
2022
- 34 jogos
- 4 gols
- 4 assistências
- 10 amarelos
TOTAL
- 63 jogos
- 8 gols
- 5 assistências
- 14 cartões amarelos
Fonte: Ogol