A chegada de Mário Fernandes é a única contratação anunciada pelo Inter até o momento para a temporada 2023. Por outro lado, oito jogadores que estavam no elenco no ano passado deixaram o Beira-Rio: o lateral Weverton, os zagueiros Kaique Rocha e Roberto, os volantes Edenilson e Liziero e os atacantes Braian Romero, Taison e Gustavo Maia. Ainda que nenhum deles tivesse o status de titular, as saídas abrem espaço para que garotos vindos da base possam ter maior oportunidade com Mano Menezes no Gauchão.
A pré-temporada do Inter, que teve início ainda em dezembro, contou com as subidas de três garotos que estavam na categoria sub-20: o goleiro Anthoni, o zagueiro Felipe e o atacante Lucca.
Anthoni e Felipe estão atrás nas filas de goleiros e zagueiros, mas Lucca inicia 2023 com maior chance de ser aproveitado. A saída de Braian Romero e a questão física de Mikael possibilitam que o jovem de 19 anos seja o substituto imediato de Alemão. No jogo-treino com o Barra FC, no sábado, ele foi o centroavante do segundo time montado por Mano. A diretoria colorada, porém, busca a contratação de outro centroavante para disputa posição com Alemão.
Quarteto testado na última temporada
Em condições mais avançadas para o começo do Campeonato Gaúcho estão os garotos que integraram o elenco principal desde a última temporada: o lateral-esquerdo Thauan Lara e os meio-campistas Lucas Ramos, Estêvão e Matheus Dias. O último, inclusive, tem chance de ser titular na estreia do Gauchão diante do Juventude, em 21 de janeiro.
— Há algum tempo, o Inter tem deixado a desejar no aproveitamento dos jogadores da base. Desde a chegada de Mano Menezes, isso mudou um pouco. Com a manutenção do trabalho realizado na segunda metade de 2022, fica mais fácil para dar espaço aos jovens talentos. Matheus Dias e Estêvão aparentemente estão à frente dos outros atletas para brigarem por um espaço no time titular. A favor deles, o Inter está devagar no mercado da bola. Por esse motivo, eles têm tudo para ter mais chances — avalia o colunista do Diário Gaúcho e representante da torcida colorada nas jornadas da Rádio Gaúcha Vini Moura.
Para o narrador e apresentador da Rádio Gaúcha Marcelo de Bona, Matheus Dias é o jovem com maior potencial para ganhar uma vaga entre os 11 preferidos de Mano já para a estreia do Gauchão.
— Matheus Dias surge à frente dos outros neste momento. Há a boa impressão deixada nos jogos do último Brasileirão e a ausência de um primeiro volante no time com a lesão de Gabriel. Johnny já atuou por ali, mas desempenha melhor futebol como segundo volante. Thauan Lara pode ser uma alternativa a Renê, titular absoluto na posição — avalia.
A ideia de que Matheus Dias como titular é compartilhada por José Alberto Andrade. O apresentador da Rádio Gaúcha ressalta que o Inter tem uma base montada da última temporada, o que facilita para que os garotos possam entrar com maior naturalidade no time ao longo do Gauchão.
— O Inter começa o ano com time encaminhado e estruturado e, por isto, tem vários titulares definidos. Na lateral esquerda, Renê é dono da posição. Se impõe, porém, que Thauan Lara seja testado. No meio-campo, sem Gabriel, há uma necessidade explícita, e Matheus Dias merece começar como titular por não ter ninguém sabidamente superior a sua frente. Não há momento melhor para experimentar o garoto. Já Estêvão dá a chance para Mano Menezes adaptá-lo para ser titular a médio prazo, seja na primeira ou segunda função do setor. Pode entrar aos poucos — projeta.
O Inter segue no mercado em busca de reforços, mas a diretoria evita estipular prazos para novos anúncios. Enquanto novos jogadores não chegam, os jovens esperam ter oportunidade para mostrar para Mano Menezes que merecem ser aproveitados ao longo da temporada 2023.
Os garotos
Anthoni - goleiro (20 anos)
Mesmo ainda sendo do sub-20, o goleiro treinou com no profissional durante a temporada passada. Iniciou 2023 como um dos goleiros do elenco de Mano Menezes, mas está atrás na fila.
Felipe - zagueiro (19 anos)
Natural do Rio de Janeiro, Felipe chegou ao Inter em 2020 da base do Botafogo. Inicia o ano atrás na fila de zagueiros. O que pode lhe abrir caminho é o fato de ser o único canhoto entre os zagueiros do elenco.
Lucca - centroavante (19 anos)
Veio para o Inter do Ceará em 2020 por empréstimo e teve 60% dos direitos adquiridos no ano passado. Conhecido na base pelo faro de artilheiro, Lucca teve oportunidade no jogo-treino com o Barra, e é no momento a primeira alternativa a Alemão para o comando do ataque.
Thauan Lara - lateral-esquerdo (18 anos)
Destaque na vitoriosa temporada 2021 do sub-20 do Inter, Thauan Lara iniciou 2022 já no elenco principal, mas foi receber a primeira chance no time principal apenas durante o Brasileirão, em junho. No total, disputou sete partidas do campeonato, quatro como titular. Desde a venda de Moisés para o CSKA, Moscou virou reserva imediato de Renê.
Matheus Dias - volante (20 anos)
Autor de um dos gols na final do Gauchão sub-20 na temporada passada, subiu para o profissional e atuou nas duas últimas duas rodadas do Brasileirão. Contra o campeão Palmeiras, no Beira-Rio, foi titular e teve atuação elogiada.
Estêvão - meio-campista (20 anos)
Outro que iniciou a temporada passada já no elenco profissional. Estêvão até marcou um gol na Copa Sul-Americana e atuou em oito jogos do Brasileirão, mas nenhum como titular.
Lucas Ramos - meio-campista (22 anos)
Meia no time sub-20, ele foi testado por Mano Menezes entrando como volante no Brasileirão e também fez essa função no jogo-treino com o Barra, no sábado.