A temporada 2022 do Inter se encerrará no próximo domingo contra o Palmeiras em jogo no qual a diretoria liberou o acesso de todas as modalidades de associados com a ideia de ter um Beira-Rio lotado para a despedida de sua torcida. Além do vice-campeonato, o Colorado poderá confirmar diante do campeão brasileiro a sua melhor campanha na história do Brasileirão por pontos corridos com 20 clubes. Na vitória sobre o São Paulo, no Morumbi, o clube chegou aos 70 pontos igualando a marca do time comandado por Abel Braga no campeonato de 2020, terminado em fevereiro de 2021.
Diferente de duas temporadas atrás, quando foi até a última rodada disputando a taça com o Flamengo — deixou escapar com o empate com o Corinthians no Beira-Rio — o Inter pouco conseguiu ameaçar o Palmeiras neste ano. Mesmo assim, os 70 pontos conquistados seriam suficientes para manter o Inter na briga pelo título até a rodada final em cinco dos Brasileirões disputados desde 2006 — quando entrou em vigor a fórmula com 20 clubes. Além de 2020, em 2009 (Flamengo), 2010 (Fluminense), 2011 (Corinthians) e 2017 (Corinthians) os campeões somaram menos que os 73 pontos que o Colorado irá alcançar caso vença o Palmeiras no final de semana.
A campanha alviverde tem números que justificam a dificuldade gaúcha para acompanhar. O Palmeiras foi campeão com três rodadas de antecedência. Apenas três clubes conseguiram confirmar matematicamente a conquista da taça antes. O São Paulo, em 2007, o Cruzeiro, em 2013, e o Flamengo, em 2019, foram campeões faltando quatro rodadas para o término dos campeonatos.
Curiosamente, quando Mano Menezes chegou ao Beira-Rio, com duas rodadas disputadas, o Inter tinha três pontos — havia perdido para o Atlético-MG na estreia e vencido o Fortaleza na despedida de D'Alessandro logo depois — enquanto o Palmeiras somava apenas um ponto — derrota para o Ceará e empate com o Goiás. Os paulistas só ultrapassaram os gaúchos na classificação na sétima rodada. Na sexta, ambos somavam nove pontos. Na sétima, o Palmeiras pulou para o segundo lugar após golear o Juventude por 3 a 0 no Jaconi. No mesmo dia, o Inter empatou com o Cuiabá e não pôde mais alcançar os agora campeões. O time do português Abel Ferreira seguiu sua arrancada rumo ao título e assumiu na 10ª rodada a liderança para não perder mais.
A maior diferença nas trajetórias de Palmeiras e Inter ao longo do Brasileirão aparece nos jogos fora de casa e também nas campanhas do primeiro turno. O Alviverde defenderá no Beira-Rio uma invencibilidade como visitante. A marca de 18 jogos sem perder fora de casa já é a maior da história dos pontos corridos.
No total, o time de Abel Ferreira somou 38 pontos longe de seus domínios, um aproveitamento de 70,4%. A campanha do Inter é a terceira melhor como visitante — o Botafogo aparece entre eles —, mas com pouco mais de 50% dos pontos conquistados — o aproveitamento exato de 50,9%. Os 29 pontos somados fora do Beira-Rio deixam a equipe de Mano Menezes com um déficit de nove em relação aos campeões brasileiros na classificação apenas com partidas como visitante.
Campanhas semelhantes no segundo turno
A vice-liderança do Inter foi alcançada por uma arrancada no segundo turno, quando chegou a acumular 13 partidas de invencibilidade. No primeiro turno, o Colorado teve apenas a sétima campanha somando 30 pontos, nove a menos que o Palmeiras. Essa sequência de 13 jogos sem perder foi iniciada logo após a eliminação na Sul-Americana para o Melgar. Mano Menezes admitiu, depois da vitória sobre o São Paulo, no Morumbi, que disputar apenas uma competição possibilitou uma condição melhor para a evolução da equipe na reta final da temporada.
— Conversei com o Rogério (Ceni) no final do jogo sobre o São Paulo ter jogado muito na temporada, pagou o preço de ter ido longe nas copas. Não tem outro jeito, eu já estive nessa situação e você precisa rodar a equipe. Às vezes você faz tudo isso e não é campeão, aí tem o peso da derrota do título e acumula tudo junto pagando um preço grande. A gente não queria ter sido eliminado (da Sul-Americana), mas vê a partir dessa eliminação uma condição de trabalhar melhor. Então, você termina uma temporada também melhor com o seu grupo, é o que estamos fazendo — avaliou.
Vantagem nos confrontos diretos
A trajetória do Inter no Brasileirão tem um dado positivo que chama atenção. O Colorado não levou desvantagem contra nenhum dos 18 adversários que enfrentou duas vezes na competição. Na pior das hipóteses, o clube trocou pontos com seus rivais. Por exemplo, perdeu para Atlético-MG e Botafogo no primeiro turno, mas venceu no segundo. O contrário aconteceu com Fortaleza e América-MG. Com o Corinthians, foram dois empates.
O Palmeiras tem, no momento, vantagem sobre o Inter por ter vencido o jogo do primeiro turno, em São Paulo, por 2 a 1. Ou seja, o Colorado terá a missão de dar o troco no Beira-Rio para deixar tudo igual com os paulistas e terminar o Brasileirão sem desvantagem em nenhum confronto direto.
O Inter vai encerrar 2022 novamente sem conquistar nenhuma taça. A campanha no Brasileirão, sobretudo no segundo tempo, dá para a torcida a esperança de que a seca de títulos possa, enfim, acabar em 2023.
Pontuação dos campeões no Brasileirão de 20 clubes
2006
- São Paulo: 78 pontos
2007
- São Paulo: 77 pontos
2008
- São Paulo: 75 pontos
2009
- Flamengo: 67 pontos
2010
- Fluminense: 71 pontos
2011
- Corinthians: 71 pontos
2012
- Fluminense: 77 pontos
2013
- Cruzeiro: 76 pontos
2014
- Cruzeiro: 80 pontos
2015
- Corinthians: 81 pontos
2016
- Palmeiras: 80 pontos
2017
- Corinthians: 72 pontos
2018
- Palmeiras: 80 pontos
2019
- Flamengo: 90 pontos
2020
- Flamengo: 71 pontos
2021
- Atlético-MG: 84 pontos