As Gurias Coloradas aumentaram a invencibilidade diante das maiores rivais. Nesta quarta-feira (2), o Inter saiu atrás, teve uma atleta expulsa, mas buscou o empate em 1 a 1 no último lance do jogo de ida da final do Gauchão. Com isso, ampliou para 14 o número de partidas sem perder para as Gurias Gremistas: oito vitórias e seis empates.
O técnico Maurício Salgado assumiu a equipe colorada em 2019 e nunca foi derrotado pelo Grêmio. Em entrevista coletiva, ele avaliou o empate conquistado no final da partida e a importância da igualdade para buscar o título do Estadual. Com o resultado, uma vitória garantirá o tetra consecutivo às coloradas. Em caso de novo empate, a decisão será nos pênaltis.
— O gol, na circunstância que foi, é fundamental. Primeiro, porque premia um esforço. E às vezes a gente faz muito esforço e, no futebol, ele não é premiado. Então, o time teve de se superar em um dia que não foi o nosso melhor tecnicamente, com uma a menos, placar adverso. E o gol, na forma que saiu, no momento que saiu, é uma premiação a não desistir nunca — disse Salgado, que complementou:
— E tem a importância do placar. Continuamos em igualdade de condição. Numa dinâmica de derrota, também sabemos que temos possibilidade de vencer lá. Mas obviamente seria um pouquinho mais difícil. Sabemos que vai ser difícil, mas seria mais. A gente se pauta no retrospecto, mas muito mais na atuação.
Para o jogo desta quarta-feira, o Inter não pôde contar com a meia Duda Sampaio — que participou diretamente de 19 gols colorados na temporada. A atleta sofreu uma entorse no tornozelo, na semifinal, diante do Juventude. A expectativa, no entanto, é que ela fique à disposição para a partida de volta, no domingo (6).
— Estamos bem esperançosos. Na dinâmica de hoje (quarta-feira), se não tivéssemos uma preocupação muito grande da exposição da atleta com risco de lesão, ela poderia ter jogado, porque ela tem um desconforto, uma entorse que é muito comum no futebol. Fica muito dolorida a região. A gente optou por ter uma confiança no nosso elenco como um todo, em ela estar totalmente recuperada. O que vai dar a dinâmica de recuperação são esses dias que temos pela frente. Mas estamos muito otimistas que ela esteja à disposição para o domingo — destacou.
Inter e Grêmio voltam a duelar no domingo (6), às 13h45min, na Arena do Grêmio.