Não foi dessa vez que as Gurias Gremistas conseguiram encerrar uma seca que já dura cinco anos. Desde 3 de dezembro de 2017, o Grêmio não vence o Inter. Nesta quarta-feira (2), o Tricolor esteve perto disso. Com gol de pênalti de Lais Estevam, as comandadas de Patrícia Gusmão tinham uma jogadora a mais e venciam até os 51 minutos da segunda etapa, quando as Gurias Coloradas empataram 1 a 1, com gol de Isabela, na partida de ida da final do Gauchão Feminino.
Os times voltam a duelar no próximo domingo (6), às 13h45min, na Arena do Grêmio. Quem vencer, é campeão. Um novo empate levará a decisão para os pênaltis.
Antes de iniciar a partida, o técnico Maurício Salgado teve um desfalque importante. A meia Duda Sampaio sofreu uma entorse no tornozelo no embate contra o Juventude, pelas semifinais, e ficou fora da final. Para seu lugar, a volante Djeni foi promovida ao time titular.
Do outro lado, Patrícia Gusmão veio com força máxima e pôde repetir a base de time que fez a melhor campanha do Gauchão Feminino, com seis vitórias e um empate nas partidas anteriores.
O duelo iniciou com poucas chances claras de gol. Aos quatro, Caty tentou chute da entrada da grande área, para defesa tranquila de Mayara. Depois, aos seis, foi a vez de Lelê cabecear para fora, após cobrança de escanteio de Fabi Simões.
As duas equipes seguiam em busca da vantagem no placar. Mas sem sucesso. O Grêmio tentava com Luany e Caty. Enquanto o Inter tinha as melhores chances com Lelê e Fabi Simões.
Aos 32, uma das melhores chances da etapa inicial. Maiara tentou vencer a marcação tricolor, que afastou parcialmente nos pés de Ju Ferreira. A volante arriscou, mas mandou por cima da meta de Lorena. Quatro minutos depois, nova oportunidade. Ju Ferreira roubou a bola de Sinara, serviu Fabi Simões, que acabou barrada por Tuani.
O Grêmio tratou de responder na sequência. Aos 39, Karla Alves tentou marcar mais um golaço no Gauchão Feminino. Arriscando da grande área, mandou na trave da goleira Mayara e levantou a torcida tricolor. Dois minutos depois, após cobrança de falta de Rafa Levis, Pati Maldaner cabeceou tirando tinta da trave colorada.
Quando o primeiro tempo já se encaminhava para o encerramento, foi a vez de Capelinha arriscar do meio da rua. Lorena, atenta, afastou em escanteio e, posteriormente, ficou com a bola.
Se a primeira etapa foi mais monótona, os 45 minutos complementares começaram na intensidade máxima. Cássia, que acabara de entrar no lugar de Caty, tentou a finalização, Tamara Bolt desviou com a mão, a arbitragem assinalou penalidade máxima e expulsou a lateral colorada. A centroavante Lais Estevam cobrou com perfeição. Grêmio na frente e dando fim a uma seca que já durava cinco anos.
Atrás no placar, o técnico Maurício Salgado promoveu duas alterações: Bia Gomes e Isa Haas foram para o jogos nos lugares de Djeni e Maiara.
Aos 15, o Inter esboçou uma reação. Lelê partiu em velocidade e tentou driblar a goleira Lorena. A defensora gremista fez a falta rente à área. Fabi Simões cobrou, mas Cássia conseguiu afastar. Na sobra, Bia Gomes mandou por cima da meta tricolor.
O Grêmio teve grande chance de ampliar aos 20. Mayara deixou a bola escapar e Pati Maldaner quase aproveitou a falha para mandar à rede. No entanto, na sequência do lance, a defensora colorada, que aparentava nervosismo, recuperou-se e ficou com a bola, para o alívio da torcida mandante.
Com o intuito de aumentar a ofensividade das equipes, os técnicos promoveram alterações. No Tricolor, a autora do gol, Lais Estevam, deu lugar à Dani Barão. Enquanto, no Colorado, Priscila entrou na vaga de Lelê.
E foi da estrela da base que veio uma boa chance colorada. Aos 33, Priscila aproveitou o espaço e finalizou do meio da rua. A goleira Lorena, no entanto, fez a defesa sem esforços.
Antes de o cronômetro zerar, a técnica Patrícia Gusmão ainda promoveu as entradas de Raissa Bahia, Tchula e Lais Giacomel nos lugares de Jéssica Soares, Rafa Levis e Sinara. Mas o jogo ainda estava por ser decidido.
No apagar das luzes, as Gurias Coloradas buscaram o empate heróico. Aos 51, Fabi Simões cruzou na cabeça de Isabela, que estufou as redes e ampliou a invencibilidade do Inter nos clássicos. São, agora, 14 Gre-Nais sem conhecer a derrota.
Ficha técnica
Inter 1x1 Grêmio
Gauchão Feminino - Final (ida)
INTER
Mayara; Tamara Bolt, Bruna Benites, Sorriso e Isabela; Ju Ferreira, Djeni (Bia Gomes, 5'/2ºT) e Capelinha; Maiara (Isa Haas, 5'/2ºT), Fabi Simões e Lelê (Priscila, 29'/2ºT).
Técnico: Maurício Salgado.
GRÊMIO
Lorena; Sinara (Lais Giacomel, 40'/2ºT) , Tuani, Pati Maldaner e Jéssica Soares (Raissa Bahia, 34'/2ºT); Jéssica Peña, Karla Alves e Rafa Levis (Tchula, 40'/2ºT); Luany, Caty (Cássia, INT) e Lais Estevam (Dani Barão, 26'/2º).
Técnica: Patrícia Gusmão.
Gols: Lais Estevam (G), a 1min, e Isabela (I), aos 51min do segundo tempo
Cartões amarelos: Isa Hass (I), Jéssica Peña e Lorena (G)
Cartões vermelhos: Tamara Bolt (I)
Arbitragem: Matheus Souza Costa, auxiliado por Estefani Adriati Estrela da Rosa e Ariela Duarte da Silveira (trio gaúcho).
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre
Público: 2.578
Renda: R$ 21.070
Próxima partida - Final (volta)
Domingo, 13h45min, na Arena
Grêmio x Inter