A temporada de 2022 do Inter, que será encerrada no próximo domingo diante do Palmeiras, marcou a afirmação de Mauricio no Beira-Rio. Contratado em 2020 como uma promessa do Cruzeiro, o meia termina o ano com status de titular de Mano Menezes e como um dos jogadores do elenco que mais atuaram.
Com 54 partidas, Mauricio divide com Edenilson o posto de jogador mais entrou em campo na temporada. O meia contribuiu com oito gols e quatro assistências. Na grande reformulação que o grupo colorado passou durante o ano, o meia tem um dado curioso. Ele é o único titular nesta reta final de temporada que iniciou a primeira partida de 2022, a vitória sobre o Juventude, pelo Gauchão, em janeiro.
No estadual, onde o Inter fez uma má campanha e sequer chegou à final, Mauricio foi o único jogador do clube a integrar a seleção do Gauchão, dominada pelos finalistas Grêmio e Ypiranga.
As turbulências vividas pelo clube ao longo do primeiro semestre e a troca de comando com a saída de Medina e a chegada de Mano Menezes contribuíram para Mauricio perder por um período o espaço entre os 11 titulares. Isso ocorreu também porque no meio da temporada chegaram reforços do nível de Carlos de Pena, Alan Patrick, Pedro Henrique e Wanderson para o setor ofensivo.
A queda na Sul-Americana para o Melgar, em agosto, levou Mano Menezes a mexer na equipe. Já no compromisso seguinte pelo Brasileirão, diante do Fluminense, Mauricio e Johnny foram as novidades em um time que ganhou maior energia para iniciar a arrancada invicta no segundo turno – que terminou apenas diante do América-MG, no começo deste mês.
Mauricio inicialmente atuou como meia central com Johnny ou Edenilson pelo lado direito. No entanto, nas últimas rodadas, a volta de Alan Patrick à equipe fez com ele passasse a jogar pelo lado direito. Mano Menezes exaltou após a vitória para o São Paulo, na última terça-feira, a evolução do seu time para acomodar os dois meias entre os 11.
— Chegamos a um momento da temporada em que achamos que devíamos avançar um pouco. Quando jogamos pela primeira vez (no atual esquema) nem foi com Alan Patrick, jogamos com o Mauricio. Depois, Alan Patrick cresceu individualmente e está melhor preparado. Aí pudemos colocar os dois jogadores juntos, porque a equipe está encorpada, e eles repartem bem essa responsabilidade de armar o time, Mauricio como meia-atacante e Alan Patrick mais meia mesmo. Gosto de equilibrar a parte ofensiva com um jogador mais agudo em uma beirada e outro que tenha a jogada individual e a finalização, mas também a qualidade técnica para vir para dentro e ajudar na armação — analisou.
Interesse e decisão sobre futuro em seleção
O crescimento de Mauricio no Inter chamou atenção da Associação Paraguaia de Futebol, que faz um mapeamento de jogadores nascidos em outros países com alguma ascendência paraguaia que possam defender a seleção. O pai do jogador tem nacionalidade do país vizinho, o que desperta o interesse para ativar a documentação.
O jogador recebeu oficialmente o convite, mas optou por adiar a decisão por ainda alimentar o sonho de ser convocado para defender o Brasil. O jovem, que nasceu em 2001, tem idade olímpica para a disputa do próximo torneio da categoria, previsto para 2024, em Paris. Desta forma, ele tem perspectiva de ser convocado para a competição e abrir chances de aparecer na equipe principal na Copa dos Estados Unidos, México e Canadá daqui quatro anos.
O Paraguai está fora da Copa do Mundo deste 2010, e tenta reunir novos talentos para obter uma vaga para o Mundial de 2026. A última Copa com presença paraguaia foi em 2010, na África do Sul, quando a seleção sul-americana acabou eliminada pela campeã Espanha nas quartas de final.
Paralelo a isso, Mauricio já deu entrada para obter o passaporte português. O processo é considerado demorado, mas assim assegurado, ele não ocupará vaga extracomunitária no futebol europeu. Ele é monitorado por clubes do exterior e, inclusive, pelo Bragantino. Emissários dos interessados estiveram em Porto Alegre e São Paulo observando as partidas diante de Athletico-PR e São Paulo. Em ambas as partidas, ele marcou gols e teve atuações destacadas.
- Mauricio com a camisa do Inter:
• 110 jogos (5477 minutos)
• 11 gols
• 12 assistências
- Em 2022:
• 54 jogos (2734 minutos)
• 8 gols
• 4 assistências