Uma das metas da direção do Inter para 2023 é a manutenção de cerca de 80% dos jogadores do plantel atual. Por conta disto, e pela antecipação do fim dos campeonatos devido à Copa do Mundo, os dirigentes colorados já tomaram a decisão sobre todos os atletas com contrato se encerrando no final de 2022.
Oito jogadores tinham vínculo com o clube até dezembro. Deste total, cinco serão mantidos no Beira-Rio. Atletas com contratos que terminam após o último mês do ano, como Edenilson, Taison, David e Daniel não entram nesta contabilidade, mas podem deixar o clube a partir da abertura da janela de transferências.
Quatro dos oito jogadores em fim de contrato são do sistema defensivo e a maioria permanecerá em Porto Alegre. O goleiro Emerson Jr renovou até o fim de 2025; já a dupla Gabriel Mercado e Rodrigo Moledo estendeu compromisso com o Colorado até o fim de 2023. Moledo, inclusive, acertou uma redução salarial e gatilhos de produtividade. Já o zagueiro Roberto não vai ter o vínculo renovado.
A situação dos meio-campistas foi solucionada com alguma antecedência pela direção colorada. Ainda em setembro, o clube anunciou a renovação de Carlos De Pena até o fim de 2024. O volante Liziero, emprestado pelo São Paulo, não correspondeu às expectativas e retornará ao clube do Morumbi.
No ataque está a única definição que não foi oficializada, mesmo que já esteja encaminhada. O Inter já alinhavou com Krasnodar-RUS a compra de Wanderson por 4,5 milhões de euros (cerca de R$ 25 milhões), mas aguarda o mês de dezembro para finalizar a operação. O último jogador da lista de contratos em término é Gustavo Maia. Emprestado pelo Barcelona, o atacante não aprovou e não será adquirido pelo Colorado.
Situação dos jogadores do atual elenco com contrato até dezembro:
Goleiro
- Emerson Júnior - renovou até 2025;
Zagueiros
- Mercado - renovou até 2023;
- Roberto - não renovará;
- Rodrigo Moledo - renovou até 2023;
Volante
- Liziero (empréstimo junto ao São Paulo) - não será adquirido e retorna ao São Paulo
Meia
- Carlos de Pena - renovou até o final de 2024
Atacantes
- Gustavo Maia (empréstimo junto ao Barcelona) - não será adquirido e retorna ao Barcelona
- Wanderson (empréstimo junto ao Krasnodar-RUS) - Inter encaminhou a compra junto ao clube russo