Após alterar a fotografia no elenco em 2022, a próxima temporada do Inter não promete tantos reforços. O clube entende que o grupo de atletas tem um bom nível para a disputa das competições e necessita apenas de reposições e acréscimos pontuais. O principal foco segue na manutenção do grupo.
Conforme a direção colorada, a meta é manter Wanderson e Vitão, destaques da campanha do Brasileirão. Ambos estão emprestados, respectivamente, por Krasnodar e Shakhtar. As tratativas para aquisição estão em andamento.
— Estamos trabalhando, olhando isso com muito zelo, entendendo que a gente parte de uma base de equipe importante. O primeiro grande trabalho é manter os jogadores e buscar pontualmente uma possibilidade de melhora com esses critérios que foram utilizados até agora — admitiu Alessandro Barcellos.
Por enquanto, algumas análises já foram realizadas pelo departamento de futebol, que deverá receber um novo diretor técnico após a saída de Paulo Autuori, mas que seguirá com William Thomas como executivo da pasta e Mano Menezes como treinador. A prioridade é encontrar um volante, no estilo "camisa 5", pela lesão de Gabriel.
Em paralelo, Edenilson deverá deixar o clube. Além disso,. Liziero está emprestado pelo São Paulo e não tem permanência assegurada.
Hoje, Johnny é o jogador afirmado da posição. O jovem com cidadania norte-americana é assediado pela MLS e por equipes da Europa. Logo, o meio-campista, que vive a expectativa de ser convocado para a disputa da Copa do Mundo do Catar, pode render bom montante financeiro aos cofres do Colorado. Por isso, a busca por dois volantes está no radar.
Todas as posições são analisadas pelo Centro de Análise e Prospecção de Atletas (Capa). Mas há outros setores que devem receber atletas: goleiro, lateral e meia. Na meta, por exemplo, Daniel, que virou reserva de Keiller, pode deixar o Beira-Rio. Em caso de oferta satisfatória, o camisa 1 será liberado. Por isso, um atleta mais experiente poderá chegar como substituto.
Bustos é o titular absoluto no lado direito. Weverton, contratado para ser o reserva imediato, não conseguiu oportunidade até o momento. O contrato dele de empréstimo tem duração até o final de 2023. Igor Gomes, zagueiro de origem, foi improvisado na ausência de ambos contra o Bragantino. Apesar de não ser prioridade, um ala também está nos planos.
Já um novo meia é analisado. Afinal, Mauricio também é observado pelo mercado europeu em virtude do bom desempenho no Brasileirão. O agente do jovem, André Cury, poderá receber ofertas. Sendo assim, as chegadas dependem também das eventuais saídas.
Resta um mês para a finalização do ano colorado, já que o último jogo está agendado para 13 de novembro. Após o Brasileirão, as sinalizações públicas sobre a próxima temporada começarão a ser feitas pela direção e comissão técnica. Até lá, os conceitos podem ser revistos e modificados, além de jogadores retomarem ou perderem espaço no grupo.