Vinte jogos, 10 gols, média de 0,5 gol por partida. Você deve estar pensando que esses números são de um centroavante ou então de um ponta com chegada na área. Na verdade, a média é de Lucas Ryan, zagueiro de 20 anos do sub-20 do Inter. Natural de São Luís, no Maranhão, no nordeste do Brasil, o jogador chegou a Porto Alegre no fim da última temporada, depois de defender o Verê, do Paraná, em 2021.
Desde então, disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Gauchão sub-20, a Libertadores da categoria, a Copa do Brasil e o Brasileirão. Apesar de não ser tão alto (tem 1m85cm), é considerado internamente um atleta forte, com bastante impulsão — o que facilita os gols em bolas aéreas, a maioria dos que marca.
Além de ser zagueiro, também já chegou a atuar deslocado pelo lado esquerdo. Durante a Copinha, em estratégia utilizada pelo técnico João Miguel, um dos laterais subia para o ataque e Ryan ficava na lateral. Defensivamente, ele também chama a atenção, justamente pela força, pelo vigor e pela imposição física junto aos centroavantes.
Dos 10 gols feitos no ano, o zagueiro tem quatro no Gauchão, três na Copa do Brasil, dois no Brasileirão e um na Libertadores — o único marcado pelo Inter na competição internacional, justamente contra o Peñarol, campeão do torneio.
Recentemente, Lucas Ryan apareceu em alguns treinamentos do elenco profissional no CT Parque Gigante. Tal chamado é comum por parte de Mano Menezes, que já convocou outros atletas das categorias de base para completar os treinamentos.