Vice-líder e vindo de 10 jogos de invencibilidade no Campeonato Brasileiro, o Inter está próximo de confirmar matematicamente a classificação para a Libertadores de 2023. O torneio continental já tem 18 equipes garantidas para o próximo ano, uma lista que conta com times de peso do futebol sul-americano e também com um algoz colorado em 2022.
Dos 18 classificados para a Libertadores de 2023, sete já conquistaram a competição sendo que cinco deles foram campeões mais de uma vez. Tricampeão da América, o brasileiro Palmeiras é um dos confirmados. Também com três títulos, o uruguaio Nacional e o paraguaio Olimpia confirmaram suas presenças no torneio.
O maior detentor de títulos que estará presente na Libertadores do ano que vem é o Boca Juniors, que venceu o torneio em seis oportunidades. Heptacampeão e maior vencedor da competição continental, o Independiente-ARG não tem mais chance de obter uma vaga para a edição de 2023.
Bicampeão, o colombiano Atlético Nacional, agora treinado por Paulo Autuori, está garantido na Libertadores de 2023. O antigo diretor técnico colorado não é o único reencontro que o Inter poderá ter na competição. Algoz gaúcho na Sul-Americana desta temporada, o Melgar é o único representantes peruano com vaga assegurada na Libertadores do ano que vem.
Dos 10 países do continente, a Venezuela é o único que tem todos os seus representantes definidos. As quatro vagas foram preenchidas por Carabobo, Monagas, Zamora e Metropolitanos.
De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em projeções futebolísticas, o Inter 99,91% de chances de garantir uma vaga na Libertadores de 2023. O Colorado disputou a competição pela última vez em 2021, quando acabou eliminado pelo Olimpia nas oitavas de final.
Os 18 clubes garantidos na Libertadores 2023:
Argentina
- Boca Juniors
- Racing
Brasil
- Palmeiras
Bolívia
- Bolívar
Chile
- Colo-Colo
Colômbia
- Atlético Nacional
Equador
- Barcelona
- Independiente del Valle (campeão da Sul-Americana)
Paraguai
- Cerro
- Olimpia
- Libertad
Peru
- Melgar
Uruguai
- Nacional
- Liverpool
Venezuela
- Carabobo
- Monagas
- Zamora
- Metropolitanos