São seis títulos nacionais na conta das Gurias Coloradas. Quatro Campeonatos Brasileiros e duas Ligas de Desenvolvimento. Em todas essas conquistas, um personagem estava presente: o técnico David da Silva.
Em 2019, quando o Inter buscou o título do Brasileirão Feminino sub-18, ele era auxiliar técnico da equipe comandada por Camilla Orlando. Depois, nas outras cinco taças conquistadas, estava à frente do time: Brasileirão sub-16, sub-17 e sub-20. Além das Ligas de Desenvolvimento sub-14 e sub-16.
— A partir do momento em que eu decidi trabalhar com futebol feminino, estudei bastante, me preparei muito para essa modalidade que é diferente do futebol masculino, com que eu trabalhava antes — complementa o treinador falando sobre a época em que assumiu as equipes femininas do Inter:
— Colocamos nosso tempero, nossa forma de trabalhar com a nova comissão técnica, trouxemos algumas meninas que ajudaram muito nessa nova fase e aí começaram a vir os títulos. E não só isso, a formação de atletas também. Formar meninas e dar à elas a possibilidade de chegar no profissional, chegar em Seleção Brasileira. Isso é motivo de orgulho.
No último final de semana, ele e as Gurias Coloradas conquistaram o último troféu que faltava: o Brasileirão Feminino sub-20. Até chegar ao título, foram 13 jogos com 10 vitórias, dois empates e apenas uma vitória, totalizando 82% de aproveitamento. Na final, o Inter passou pelo também tradicional São Paulo, no placar agregado de 4 a 2.
— Estou muito contente, muito feliz pelos resultados, pelos títulos. Trabalhamos bastante para isso, nos dedicamos bastante. Eu sempre falo para elas: é no calor, no frio, na chuva e com sol, sempre estamos treinando, dando nosso máximo e os resultados estão aí, com esses títulos que conquistamos —enfatiza.
Na temporada, David da Silva também esteve à frente do Inter na disputa da Libertadores Feminina sub-14, disputada no Paraguai. A equipe colorada finalizou o campeonato na terceira posição, com quatro vitórias e duas derrotas em seis jogos.
— No Paraguai, além das adversidades que tivemos, conseguimos ficar em terceiro lugar, a terceira melhor equipe da América. Ficou um gosto um pouco amargo, porque o objetivo era ganhar, mas não deu. Dos erros se aprende. Não é sempre que vamos ganhar — destaca o treinador.
Com três pódios em três competições disputadas, o Inter ainda entrará em campo muitas vezes na temporada. A próxima competição é a Copa Nike, que se inicia ainda neste mês. Depois, ainda há o Gauchão de base e, por fim, a Liga de Desenvolvimento.
— É muito bom termos o calendário cheio neste ano. A Copa Nike, agora, é interessante porque é uma categoria sub-17 em que vamos conseguir dar rodagem para algumas meninas, colocar gurias novas. Depois, os Estaduais, em que voltaremos a ter sub-17 e sub-15. E ainda tem a Liga de Desenvolvimento, que a Conmebol ainda está resolvendo essa questão de datas. Vamos lá e daremos nosso melhor, tentaremos trazer os títulos — complementa David, falando sobre a importância da formação de atletas:
— Os títulos são importantes, mas o principal é formar atletas. É que a menina chegue na categoria principal com todos os fundamentos, toda a parte tática, técnica e física apurada, além da parte psicológica. Não adianta só chegar no profissional e parar por aí. Tem de continuar almejando coisas maiores sempre.
Gurias brilhando na Seleção
À frente do Inter em todas as categorias de base dos times femininos, David também valoriza as convocações das gurias à Seleção Brasileira. No sub-17, a meio-campista Gabi Berchon e a zagueira Guta serão as representantes do time colorado. Enquanto no sub-20 foram chamadas: a goleira Gabi Barbieri, a meio-campista Mai, a lateral Carol Gil e a atacante Priscila.
— Isso motiva muito, representar o seu país, jogar com a camisa da Seleção Brasileira, tendo os Mundiais sub-17 e sub-20 neste ano. Temos também a Duda Sampaio na Seleção principal, que jogou conosco a primeira partida da final no Brasileirão sub-20. As meninas se espelham muito na equipe profissional, que vem sendo muito bem trabalhada pelo Maurício Salgado e pela comissão técnica como um todo. Nós conversamos muito que para elas chegarem na Seleção é fruto de um trabalho no clube.
A Copa do Mundo sub-20 se inicia em 10 de agosto. Enquanto a sub-17 tem início previsto para 11 de outubro. Em ambas, devemos ver Gurias Coloradas em campo.