O empate sem gols com o Athletico-PR, no sábado (16), marcou a primeira partida do Inter após a lesão de Taison, que vinha sendo o substitutito de Alan Patrick, também no departamento médico por um problema muscular. Sem os dois principais jogadores da função, Mano Menezes escalou Mauricio como meia central em Curitiba. GZH mostra como foi a atuação do garoto de 21 anos na Arena da Baixada.
Mano manteve no Paraná o desenho tático dos últimos jogos no 4-2-3-1. Edenilson atuou como volante ao lado de Gabriel, enquanto Pedro Henrique ocupou o lado direito da linha de três tendo De Pena pela esquerda e Mauricio centralizado, conforme mostra o mapa de calor da partida.
Os números mostram que Mauricio teve uma atuação discreta tanto nos aspectos defensivos quanto ofensivos nos 63 minutos em que esteve em campo. O camisa 27 teve apenas uma finalização na partida, que foi para fora. Ele deu 16 passes certos de 22 tentativas, um aproveitamento de 73%, inferior às médias de Alan Patrick e Taison. Titular da função, Alan Patrick tem média de 88% de aproveitamento em seus passes no Brasileirão. Taison conta com um índice ainda melhor, de 91%.
Defensivamente, Mauricio não teve uma grande contribuição. Ele não fez nenhum desarme nem interceptação na partida. Em relação a duelos, o meia venceu em três dos cinco que disputou contra adversários paranaenses. Os números são do site Sofascore.
Na cotação de GZH, Mauricio levou nota 5,5, com o seguinte conceito:
— No primeiro tempo, foi participativo, apesar de não ter chutado. No segundo, não achou espaço.
Quando decidiu sacar Mauricio, Mano Menezes optou pela entrada do volante Johnny, o que fez Edenilson ser adiantado para virar o meia central. O treinador explicou após a partida que a opção de se deu por uma resposta tática ao que havia feito Felipão no começo da etapa final.
— O início do segundo tempo foi o momento mais difícil para nós. Eles baixaram os dois volantes, o que fez o Erick ficar longe do Edenilson, e o time deles passou a ter controle no início da jogada. A gente precisou encontrar outras soluções, coloquei o Johnny para retomar essa força e adiantar o Edenilson — revelou.
O Inter volta a campo nesta quarta-feira (20), às 20h30min, para enfrentar o São Paulo no Beira-Rio. Além de Mauricio, Mano conta com Boschilia como opção para ser o meia central, mantendo o sistema 4-2-3-1. Alan Patrick e Taison só devem ficar à disposição do treinador no mês de agosto.
Mauricio contra o Athletico-PR
- 63 minutos em campo
- 28 toques
- 16 passes certos (73% aproveitamento)
- 1 finalização para fora
- 2 dribles
- 7 perdas de posse
- 3 duelos ganhos (de 5 disputas)
*Fonte: Sofascore