Em um jogo de entrega, disposição e equilíbrio, Athletico-PR e Inter ficaram no 0 a 0 na Arena da Baixada, pela 17ª rodada do Brasileirão. O resultado manteve a equipe colorada na terceira posição da competição, mas desperdiçou a oportunidade de dormir na liderança do campeonato. Pode perder ainda duas posições até o final de semana, caso Fluminense e Atlético-MG vençam suas partidas.
Mano Menezes mandou a campo o time que se esperava em Curitiba. A zaga foi mesmo formada por Kaique Rocha e Vitão. Heitor ficou na lateral direita e, na esquerda, Moisés, ainda que em negociação com o CSKA. O meio contou com Gabriel, Edenilson, De Pena e Mauricio como substituto de Alan Patrick e Taison, com Pedro Henrique aberto e Alemão de centroavante. No Athletico-PR, Felipão escalou os uruguaios Canobbio e Terans, o argentino Cuello além do brasileiro Pablo no setor ofensivo.
O ambiente na Arena da Baixada, que recebeu ótimo público, o gramado sintético e o bom momento do Athletico-PR não intimidaram o Inter. A equipe visitante começou a partida jogando com naturalidade, trocando passes e evitando a pressão dos donos da casa.
Aos seis minutos, o primeiro chute foi colorado. De Pena recebeu pela esquerda, achou espaço e bateu. Bento espalmou.
A segunda oportunidade também foi colorada. E das boas. A bola foi alçada para a área e ficou dividida entre Kaique Rocha e Hugo Moura na área. O rebote sobrou para Pedro Henrique, que encheu o pé. A bola deu na base da trave esquerda de Bento e saiu.
A resposta athleticana chegou três minutos depois. Em jogada pela esquerda Terans concluiu, Daniel espalmou como deu, só que para o meio, e Canobbio apareceu para pegar o rebote. Moisés chegou junto ao uruguaio e atrapalhou. O Athletico-PR pediu pênalti, mas o árbitro nada marcou e nem foi acionado pelo VAR.
Voltou o Inter ao ataque, aos 25. Mauricio recebeu na área, abriu espaço e chutou. Bento defendeu e Pedro Henrique, que vinha na corrida, não conseguiu se equilibrar para cabecear. Novamente Pedro Henrique tentou de cabeça em cobrança de escanteio, para fora.
A chance clara do Athletico-PR ocorreu aos 30. Em um cruzamento para a área do lado direito, Erick apareceu nas costas de Kaique Rocha e cabeceou para o chão. A bola quicou e encobriu o gol de Daniel.
No lance seguinte, o Inter chegou perto de abrir o placar. O time trocou passes por quase um minuto, fez a bola circular e chegar a Gabriel. De dentro da área, o volante encheu o pé e acertou a trave.
O Inter jogou para lamentar ter perdido dois pontos na Arena da Baixada
Confira na coluna
O último momento de destaque do intervalo foi do Athletico-PR. Canobbio driblou Moisés, entrou na área e rolou para trás. Vitão cortou parcialmente, Erick apanhou o rebote e chutou. Daniel, atento, defendeu.
A segunda etapa começou com uma chance claríssima para o Inter. No primeiro minuto, Pedro Henrique fez um cruzamento na medida para De Pena. Faltou o cacoete de atacante para o uruguaio, que cabeceou por cima, já dentro da área.
A mesma fórmula serviu para o Athletico-PR levar perigo. Hugo Moura levantou da direita, Pedro Henrique saltou e cabeceou para fora.
Os donos da casa continuaram pressionando e assustaram aos 11. Erick, de fora da área, arriscou. A bola passou à esquerda de Daniel. Aos 13, o Athletico-PR chegou a marcar. Cuello abriu espaço pelo lado e cruzou, Terans completou para a rede. Com a mão. O árbitro assinalou falta.
Mano respondeu aos sinais. Vendo seu time acuado, promoveu duas trocas: saíram Alemão e Mauricio, entraram Johnny e Wesley Moraes.
As mexidas fizeram bem ao Inter. O time voltou a se postar no campo de ataque, ficar com a bola na frente. Chegou a chutar, de fora da área, com Pedro Henrique, para fora. Moisés também tentou de longe, por cima.
Nos instantes finais, Mano ainda colocou Caio Vidal, David e Lucas Ramos. No último lance, o Inter deixou de matar. Johnny aproveitou um espaço no meio da defesa, entrou sozinho e perdeu uma oportunidade clara. Dá para lamentar, mas o time voltou de um campo bastante complicado com um pontinho para comemorar em Porto Alegre.
Brasileirão – 17ª rodada – 16/7/2022
ATHLETICO-PR
Bento; Khellven, Pedro Henrique, Nico Hernández e Abner; Hugo Moura e Erick; Canobbio (Vitor Roque, 23'/2ºT), Terans (Rômulo, 30'/2ºT) e Cuello (Pedrinho, 30'/2ºT); Pablo (Vitor Bueno, 30'/2ºT).
Técnico: Luiz Felipe Scolari
INTER
Daniel; Heitor, Vitão, Kaique Rocha e Moisés; Gabriel e Edenilson (Lucas Ramos, 47'/2ºT); Pedro Henrique (David, 45'/2ºT), Mauricio (Johnny, 17'/2ºT) e De Pena (Caio Vidal, 45'/2ºT); Alemão (Wesley Moraes, 17'/2ºT).
Técnico: Mano Menezes
CARTÕES AMARELOS: Pedrinho (A); De Pena, Kaique Rocha (I).
LOCAL: Arena da Baixada
PÚBLICO: 22.515 pessoas
RENDA: R$ 572.030
ARBITRAGEM: Ramon Abatti Abel (SC), auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Éder Alexandre (SC). VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG).
Próximo jogo
Brasileirão – 18ª rodada
20/7/2022 – 20h30min
Inter x São Paulo