Em busca de um centroavante para reforçar o elenco de Mano Menezes, o Inter aponta para dois argentinos como prioridades no momento: Darío Benedetto, do Boca Juniors, e Nahuel Bustos, que pertence ao Manchester City. GZH mostra como jogam e as situações dos dois atacantes que estão na mira do Colorado.
Benedetto e Bustos apresentam diferenças tanto em características de jogo quanto de suas situações contratuais. Nome preferido do Inter, Benedetto tem atualmente contrato com o Boca Juniors até o final de 2024. Ele está em sua segunda passagem pelo clube, que fez uma operação com custo de 3 milhões de euros para sua contratação, em janeiro deste ano.
Benedetto, de 32 anos, teve o nome envolvido em polêmica desde a semana passada após a eliminação na Libertadores para o Corinthians, quando ele perdeu duas cobranças de pênaltis. O problema com os dirigentes nem foi tanto pela má atuação, mas por uma discussão em razão da cobrança por atraso em pagamentos da premiação relativa ao título da Copa da Liga Argentina, no primeiro semestre.
Apesar do conflito, o jogador garantiu em entrevista para a ESPN da Argentina, na última terça-feira 912), que não pensou em deixar o clube depois da queda para o Corinthians.
— Não passou pela minha cabeça sair. Estou muito feliz aqui — disse antes de afirmar que se sente bem com a pressão que envolve jogar no Boca:
— Eu prefiro esse clima. Preciso estar no Boca, com toda a pressão que significa. Aguento todas as confusões, mas estou aqui — completou.
Essa postura de Benedetto, no entanto, não garante sua permanência na Bombonera, mas gera uma postura do clube de aceitar liberá-lo apenas caso apareça uma proposta que cubra o valor investido para sua contratação, de três milhões de euros. A tentativa inicial feita pelo Inter foi de um empréstimo até o final do ano.
Bustos com futuro indefinido
Enquanto Benedetto tem contrato com o Boca e segue à disposição do técnico Hugo Ibarra – foi relacionado e será titular na partida contra o Talleres neste sábado, pelo Campeonato Argentino – Bustos não tem um clube definido para atuar neste segundo semestre. O jogador de 24 anos teve o contrato de empréstimo com o Girona-ESP encerrado e pertence ao Manchester City, que não irá utilizá-lo.
O Grupo City, proprietário do time inglês e que detém filiais em diversos países, ainda não definiu onde Bustos irá jogar, mas a preferência é por uma permanência na Europa. Bustos foi comprado do Talleres em 2020 por 6,5 milhões de euros.
Estilos de jogo diferentes
Embora sejam centroavantes, Darío Benedetto e Nahuel Bustos apresentam características diferentes. O camisa 9 do Boca Juniors é o típico jogador de área que tem como especialidade a finalização. Neste retorno à Argentina, ele anotou 12 gols em 25 jogos por torneios nacionais e Libertadores. Todos eles foram de dentro da área.
Os dados do Sofascore confirmam como Benedetto participa pouco da construção de jogo tendo tido uma média de apenas 10.4 passes por partida na última edição da Copa da Liga, que foi conquistada pelo Boca tendo o centroavante como seu artilheiro – anotou sete gols em 14 jogos.
Mapa de calor mostra como Benedetto tem participação maior na área:
Em duas passagens pelo Boca, Darío Benedetto soma 57 gols em 101 jogos. Ele também tem passagem pelo México, onde defendeu América e Tijuana, França (Olympique de Marseille) e Espanha (Elche). Na Argentina jogou também por Defensa y Justicia, Gimnasia de Jujuy e Arsenal de Sarandí.
Nahuel Bustos é um centroavante que sai bastante da área, servindo de apoio para combinações de jogadas dos companheiros e aparece como opção para passes em profundidade. No Talleres, onde despontou para o futebol, ele chegou a ser utilizado como segundo atacante pelo ex-técnico colorado Alexander Medina. Embora a escalação principal da equipe na época fosse com Bustos como centroavante no 4-2-3-1, Medina chegou a montar a equipe no 4-4-2 com a entrada do centroavante colombiano Dayro Moreno. Neste momento, Bustos passava a ser um segundo atacante com Moreno sendo o homem mais avançado.
Mapa de calor mostra ações de Bustos fora da área:
No Girona, entre outubro de 2020 e junho deste ano, Bustos anotou 13 gols em 81 partidas. Na última temporada, o clube conseguiu o acesso para a primeira divisão do Campeonato Espanhol. O argentino, porém, foi reserva na maior parte da temporada. Ele participou de 38 partidas, mas em apenas 15 foi titular. Bustos fez 11 gols.
Em sua passagem pelo Talleres, Nahuel Bustos marcou 15 gols em 38 partidas. Ele ainda defendeu o Pachuca-MEX, clube que pertence ao proprietário do Talleres, mas disputou apenas oito partidas no México, onde anotou um gol.
Os números de Benedetto por clube:
- Defensa y Justicia: 8 jogos, 1 gol
- Gimnasia de Jujuy: 19 jogos, 11 gols
- Arsenal de Sarandí: 57 jogos, 12 gols
- Tijuana: 50 jogos, 23 gols
- América-MEX: 61 jogos, 26 gols
- Marseille: 71 jogos, 17 gols
- Elche: 16 jogos, 2 gols
- Boca Juniors: 101 jogos, 57 gols
Os números de Bustos por clube :
- Talleres: 38 jogos, 15 gols
- Pachuca: 8 jogos, 1 gol
- Girona-ESP: 81 jogos, 13 gols
*Fonte: O gol