O Inter encerrou o primeiro do turno do Brasileirão em sétimo lugar, com 30 pontos, nove atrás do líder Palmeiras e pontuação idêntica ao Flamengo, sexto colocado. O desempenho colorado nas 19 rodadas foi de 52,6% e considerado satisfatório pelo técnico Mano Menezes, que assumiu o comando a partir da terceira rodada.
— O nosso objetivo era estar entre os primeiros. Se não estamos mais perto do líder, é porque o líder foi muito bem. O Inter esteve muito próximo da expectativa que tinha quando iniciou o campeonato. Se nos compararmos com o líder, que vem jogando há dois anos o melhor futebol do Brasil e da América, seria injusto. Acho que fizemos um bom primeiro turno. Vamos trabalhar para fazer um segundo ainda melhor — disse o treinador após a derrota para o Palmeiras por 2 a 1, no domingo, em São Paulo.
E os números comprovam a análise de Mano, que chegou ao Beira-Rio depois da saída de Alexander Medina. Na primeira metade do Brasileirão, o Inter teve o quinto melhor ataque com 27 gols marcados, superado apenas por Palmeiras (31), Bragantino (30), Fluminense (29) e São Paulo (28), e empatado com o Atlético-MG.
A defesa colorada é a sexta melhor do campeonato até o momento, com 20 gols sofridos. Palmeiras (13), Santos (16), Flamengo (18), Corinthians, Ceará e Cuiabá (19) estão à frente, sendo que os mato-grossenses ainda jogam nesta segunda-feira (25) contra o Coritiba.
Um fator que pesou contra a campanha do Inter foi o excessivo número de empates, nove. Apenas o São Paulo, com 11, empatou mais que o time gaúcho, que divide a segunda posição com o Ceará.
Se empata muito, a equipe gaúcha perde pouco. São apenas três derrotas, sendo duas sob o comando de Mano Menezes (Botafogo e Palmeiras) e uma com Cacique Medina, na estreia contra o Atlético-MG.
Primeiro critério de desempate e que no momento deixa o Inter atrás do Flamengo, o número de vitórias é algo que precisa ser melhorado no returno. Os sete triunfos conquistados nas 19 rodadas iniciais colocam o Colorado em sétimo nesse ranking, atrás dos cariocas que venceram nove assim como o Athletico-PR, do Atlético-MG, que ganhou oito, e dos três primeiros colocados, Palmeiras (11), Corinthians e Fluminense (10).
Outro aspecto que o Inter precisou melhorar no returno é o aproveitamento dentro de casa. Até agora, em nove partidas, foram 16 pontos ganhos. O aproveitamento é de 59,2%, o que é apenas o nono melhor do Brasileirão. Corinthians (77,7%), Flamengo (70,3%) e Palmeiras e Athletico-PR (66,6%) são os melhores nesse quesito.
Fora de casa, o time de Mano Menezes é o terceiro time que mais somou pontos, 14, ao lado de Botafogo, Corinthians e Atlético-MG e atrás apenas de Palmeiras (19) e Fluminense (15). O aproveitamento longe de Porto Alegre é o quarto, já que os mineiros tem 51,8% contra 46,6% dos colorados.
A caminhada colorada no segundo turno começa no próximo domingo (31), contra o Atlético-MG. Nesta partida, Mano Menezes será desfalque na área técnica do Beira-Rio, já que recebeu contra o Palmeiras o terceiro cartão amarelo e terá que cumprir suspensão automática.
E na questão disciplinar, o Inter encerrou o turno como o terceiro time que mais foi advertido, com 58 amarelos, empatado com o São Paulo. Apenas Goiás (65) e Ceará (60) foram mais punidos. Os colorados ainda viram quatro cartões vermelhos, três para jogadores e outro para a comissão técnica, e ficaram em oitavo na lista. Cuiabá, Coritiba e Juventude, com sete, são os que mais tiveram expulsões.
Confira os números do Inter no 1º turno:
Pontos - 7º, com 30
Ataque - 5º, com 27 gols marcados
Defesa - 6º, com 20 gols sofridos
Número de vitórias - 7º, com 7
Número de empates - 2º, com 9
Número de derrotas - 2º, com 3
Mandante - 9º, com 59,2% de aproveitamento
Visitante - 4º, com 46,6% de aproveitamento
Cartões amarelos - 3º, mais advertido com 58
Cartões vermelhos - 8º, com 4 expulsões