Atuando na Arena Palmeiras, em São Paulo, o Inter perdeu por 2 a 1 para o Palmeiras e conheceu sua terceira derrota no Brasileirão. Gustavo Gómez abriu o placar para os paulistas, no primeiro tempo, enquanto Alexandre Alemão deixou tudo igual na segunda etapa. Porém, nos minutos finais, Gabriel Menino definiu o placar para os palmeirenses.
O Colorado foi totalmente dominado no primeiro tempo e poderia ter perdido até por um placar mais elástico. A mudanças de Mano Menezes no intervalo, com a entrada de Alemão e Maurício, deram outra cara ao time, que conseguiu reagir e empatar o jogo no segundo tempo. Quando parecia que o empate sairia melhor que a encomenda, Menino apareceu aos 42 minutos para dar o golpe fatal. O Inter termina o primeiro turno fora do G-6. No próximo domingo (31), no Beira-Rio, enfrentará o Atlético-MG, na abertura do segundo turno.
Mano escalou um time mais cauteloso, com dois volantes de contenção e sem um centroavante. O esquema 4-4-2, já testado no segundo tempo contra o São Paulo, teve Edenilson como o meia com maior liberdade e os dois atacantes jogando abertos, buscando movimentos em diagonal. Entretanto, a formação foi totalmente dominada pelo time de Abel Ferreira nos primeiros 45 minutos. Exceto por uma conclusão de Carlos De Pena nos acréscimos, a etapa inicial foi de controle absoluto do time da casa.
Logo aos três minutos, o Palmeiras chegou ao ataque pela primeira vez através da ponta esquerda. Scarpa lançou Dudu, que venceu Mercado na velocidade, invadiu a área e chutou cruzado. A bola passou raspando a trave de Daniel.
O volume de jogo persistiu, porém, uma nova conclusão ocorreu somente aos 17 minutos. Desta vez, fatal. Dudu recebeu pela esquerda de Zé Rafael, balançou a marcação do Inter e serviu Gustavo Gómez, que mandou para o gol, fazendo 1 a 0.
O Inter até tentou se soltar mais depois do gol sofrido, quando Mano Menezes passou novas orientações aos jogadores, no entanto, sem efetividade. O Palmeiras permaneceu ocupando o campo ofensivo, empurrando os 11 jogadores colorados para o campo de defesa, ameaçando a meta do goleiro Daniel com chutes de longa distância.
Através da precisão milimétrica do VAR, o Palmeiras foi para o intervalo vencendo apenas por 1 a 0. Aos 41 minutos, Daniel espalmou para frente um chute forte em cobrança de falta de Scarpa. O zagueiro Murilo aproveitou o rebote e mandou para o gol. Contudo, na verificação do árbitro de vídeo, percebeu-se que o palmeirense estava em impedimento.
Alemão mostra que pode ser solução no ataque do Inter
CONFIRA NA COLUNA
Precisando alterar o cenário, o Inter voltou do intervalo com duas substituições. O meia Mauricio entrou no lugar de Gabriel, enquanto o centroavante Alemão entrou no lugar de Wanderson. Sendo assim, Mano Menezes retomou o 4-2-3-1 habitual. A ideia fez o Inter melhorar na partida, diminuir o ímpeto do rival e equilibrar o jogo.
Aos 10 minutos, De Pena lançou Pedro Henrique, que invadiu a área em velocidade e quase empatou o jogo. A conclusão bloqueada pela defesa dos paulistas não foi validada, pois o atacante estava em condição de impedimento. Porém, mostrou o caminho para o Inter. Três minutos depois, também pela esquerda, Pedro Henrique roubou a bola e soltou para Alemão, que viu Mauricio entrando na área e fez o passe. A conclusão do canhoto foi parada em grande defesa de Weverton.
Quando parecia que o Inter poderia encontrar o empate, o Palmeiras retomou as rédeas do jogo, embora sem tanta posse, e aos 22 minutos quase ampliou o marcador em duas oportunidades. Na primeira, Daniel fez uma grande defesa em conclusão de Dudu. Na sequência, Scarpa cobrou escanteio e a cabeçada de Zé Rafael explodiu na trave.
Com o Verdão voltando a ocupar o campo de ataque, restou ao Inter os contra-ataques. Em um deles, Alemão quase deixou tudo igual. Com a dedicação habitual, o centroavante roubou a bola no meio-campo, conduziu a bola livrando-se da marcação adversária e soltou uma bomba de fora da área. O lance silenciou o estádio, mas a bola explodiu na trave.
A comparação do turno do Inter em 2022 com os demais anos do Brasileirão de pontos corridos
CONFIRA NA COLUNA
Só que foi apenas um intervalo de cinco minutos para Alemão ter algo melhor. Após tabela de Edenilson e Mauricio, o centroavante recebeu na área e bateu com a perna esquerda, no ângulo de Weverton. Chute indefensável e empate com a assinatura de Alexandre Alemão.
O empate faria o Inter sair no lucro. Mas o rival era o Palmeiras, que ultimamente tem definido seus jogos sempre nos minutos finais, e dessa vez não foi diferente. Aos 42 minutos, Vanderlan foi na linha de fundo e cruzou rasteiro.
Gabriel Menino apareceu livre e mandou para o gol, sem chances para Daniel, fazendo 2 a 1 para o Verdão. O Inter ainda quase deixou tudo igual novamente em cabeçada de Vitão, porém parou mais uma vez em Weverton e conheceu sua terceira derrota no Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO - 19ª RODADA - 24/7/2022
INTER (1)
Daniel; Mercado, Vitão, Kaique Rocha e Thauan Lara; Gabriel (Mauricio, int), Johnny, Edenilson e De Pena (Lucas Ramos, 46’/2º); Pedro Henrique (David, 38’/2º) e Wanderson (Alemão, int). Técnico: Mano Menezes
PALMEIRAS (2)
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan; Danilo (Luan, 46’/2º), Zé Rafael e Rafael Veiga (Gabriel Menino, 23’/2º); Gustavo Scarpa (Breno, 46’/2º), Dudu (Wesley, 23’/2º) e José López (Merentiel, 34’/2º). Técnico: Abel Ferreira
GOLS: Gustavo Gómez, aos 17 minutos do 1º tempo, e Gabriel Menino, aos 42 minutos do 2º tempo (Palmeiras); Alexandre Alemão, aos 36 do 2º tempo (Inter)
CARTÕES AMARELOS: Mano Menezes e Gabriel (Inter)
ARBITRAGEM: Bruno Arleu de Araujo (Fifa), auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha. VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro
LOCAL: Allianz Parque
PÚBLICO: 38.680 torcedores