A um jogo de soltar o grito de campeão, o Inter se prepara para a partida decisiva contra o São Paulo, marcada para o próximo sábado (9), às 19h, no estádio municipal de Santana de Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo. Para conquistar o troféu do Brasileirão Feminino sub-20, as Gurias Coloradas podem até perder por um gol de diferença, já que venceram a partida de ida por 2 a 0.
Para buscar o único título brasileiro que falta para a base feminina do Colorado, o técnico David da Silva contará com uma atleta que é como uma curinga. Na temporada, a meio-campista Mai foi utilizada em 11 jogos da equipe principal e ainda tornou-se campeã do Brasileirão Feminino sub-17.
— O título do sub-17 foi muito importante porque coroou um trabalho que fazemos há anos na base. Fala-se muito em formar atletas, mas temos de manter o espírito competitivo também — avalia a atleta.
Na ocasião, ela e a atacante Priscila desceram do time profissional para o sub-17 para reforçar a equipe. A situação se repetiu agora, na categoria sub-20:
— Quando ficamos sabendo, ficamos muito felizes. As meninas mais ainda, porque elas se espelham na gente. Elas nos perguntam como é, e sempre falamos que elas precisam aproveitar as chances, porque às vezes não tem uma segunda.
Agora, para buscar o título do Brasileirão sub-20, a motivação é a mesma. Com a vantagem no placar, a meio-campista enfatiza que o grupo segue motivado e consciente de que não será um embate fácil.
— A gente sabe que a vantagem existe, mas ainda não tem nada ganho. Até porque são vários exemplos no futebol. Temos de estar com foco total no segundo jogo e vamos buscar a vitória desde o primeiro minuto — complementa Mai:
— Sabemos que o São Paulo tem uma baita equipe, porque, do contrário, não teria chegado na final. Respeitamos muito a equipe delas, o jogo vai ser na casa delas, com a torcida delas. Então, sabemos que vai ser muito difícil.
Oportunidade no profissional e convocação para Seleção
Na última temporada, Mai ganhou suas primeiras chances no time profissional do Inter. Foram 17 partidas disputadas com a camisa colorada, dois gols, três assistências e o título do Gauchão Feminino. Em 2022, ela continua recebendo oportunidades na equipe principal. Até então, são 11 jogos no Brasileirão Feminino, um gol e uma assistência.
— Eu sempre estive muito focada no Inter. Tem sido uma temporada muito boa para nós. Eu me sinto parte do grupo. Estou feliz de entrar e ajudar da melhor forma possível. Muito feliz com a oportunidade que o professor (Maurício Salgado) vem me dando — destaca.
Com boas atuações sempre que recebeu chance, Mai chamou a atenção do técnico Jonas Urias, da Seleção Brasileira sub-20. Nas últimas duas convocações preparatórias para a Copa do Mundo da categoria, ela apareceu nas listas.
— Mexe bastante com o sentimento. Todo mundo tem o sonho de estar lá. Procuramos dar o nosso melhor e temos de estar bem no clube para sermos vistas — fala.
Após a final do Brasileirão sub-20, Mai se apresentará para o último período de treinamentos antes da Copa do Mundo da categoria. A partir de então, a expectativa será pela lista final, que definirá as representantes do Brasil na competição.
— Estou muito focada em jogar a final para só depois do dia 10 virar a chavinha para a Seleção (Brasileira sub-20). Quando estiver lá, vou dar o meu melhor. Aprendemos muito. E, se eu for para o Mundial, vou tentar representar bem o Brasil — avalia Mai.