A Copa América Feminina, que começa no próximo mês, teve alteração no regulamento sobre a distribuição de vagas para as Olimpíadas. Ao contrário da última edição, o vice-campeão também garantirá a classificação, sem precisar passar por um repescagem. Desta forma, o campeão e o vice terão direito a vagas diretas ao Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
A oficialização foi informada pela Conmebol nesta terça-feira (28) após o envio de uma circular pela Fifa ainda em 8 de abril, com a nova redação do artigo 14º do regulamento. Além das duas vagas diretas para os Jogos de Paris, as seleções que terminarem a fase final entre as três melhores colocadas estarão classificadas para a Copa do Mundo Feminina em 2023.
Quem ficar na quarta e quinta disputará uma repescagem mundial para o Mundial. Vale lembrar ainda que a terceira, quarta e quinta colocação darão direito a presenças nos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023. Anfitriã deste torneio, a equipe chilena já está classificada. Caso termine em uma dessas posição, a seleção melhor classificada a seguir ocupará o seu lugar na classificação para o evento.
Maior vencedora da competição, a Seleção Brasileira Feminina é cabeça de chave do Grupo B, ao lado de Peru, Venezuela, Argentina e Uruguai. No Grupo A, está a anfitriã, além de Chile, Equador, Paraguai e Bolívia.