Após o empate sem gols com o Athletico-PR, em Curitiba, o Inter fará seu último compromisso no Beira-Rio no primeiro turno do Brasileirão nesta quarta-feira, às 20h30min. Adversário colorado, o São Paulo tem preocupação com o desgaste físico e vem a Porto Alegre com desfalques importantes para o técnico Rogério Ceni.
Ainda vivo na disputa de três competições, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana, o São Paulo não tem uma semana livre sem jogos desde o começo de junho, quando teve sete dias de intervalo entre os confrontos com Ceará e Avaí, pelas 8ª e 9ª rodadas do Brasileirão. Desde então, o Tricolor Paulista realizou 13 jogos em 43 dias – uma média de uma partida a cada 3,3 dias.
A sequência tem cobrado seu preço e o São Paulo iniciou a semana com seis jogadores fora de combate: o zagueiro Arboleda, o volante Luan, o meia André Anderson, o lateral-esquerdo Reinaldo e os atacantes Alisson e Caio estão lesionados. A lista do DM ainda pode ser ampliada com o goleiro Jandrei, o zagueiro Miranda e o lateral Léo, que também atua como zagueiro. Os três deixaram o campo no empate com o Fluminense, no domingo, com problemas médicos.
Além das lesões, Rogério Ceni não poderá contar contra o Inter com o meio-campista Patrick e o centroavante Calleri por suspensão. O argentino é o artilheiro do clube na temporada, com 18 gols em 39 partidas. O ex-colorado Patrick é outro nome que vinha em bom momento. Ele teve participação direta (com gol ou assistência) em quatro gols nos últimos 10 jogos do Tricolor Paulista.
A situação das lesões faz com que Ceni seja pessimista para as próximas rodadas. Mostrando sinceridade, o treinador afirmou após o empate com o Fluminense que tem mandado a campo o time que pode e não mais o que costuma planejar levando em conta a forma de jogar dos adversários.
— O momento é delicado e se eu disser que vai melhorar é mentira. Vai piorar. Jogamos domingo, na segunda-feira recupera e treina com quem não jogou, na terça viaja e quarta tem jogo. Aí voltaremos na quinta para ter jogo no sábado. Não só suspensos, têm os jogadores que estão em uma sequência e podem estourar. Nem o sistema (tático) eu escolho mais. Escolho o que tenho e não o que eu quero. Nem é mais o que acho do adversário e sim do meu time. Se é linha de quatro, linha de três, é de acordo com aquilo que eu tenho — afirmou.
— (Perder jogadores) É previsível para quem joga a cada três dias. É por isso que fazemos alterações, mas em alguns casos acabamos tendo que repetir jogadores. O calendário é desumano para todos. O ano vai chegando aos momentos mais importantes e você vai ficando mais desfalcado — completou o treinador são-paulino.
Diante desse cenário de perdas, o São Paulo pode ter uma novidade nesta quarta-feira. Ex-jogador do Inter, o meia-atacante Marcos Guilherme foi apresentado no Morumbi na segunda-feira e pode ser usado até mesmo como titular por Rogério Ceni no Beira-Rio caso seja regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.
Números do São Paulo no Brasileirão
- 9º colocado, com 24 pontos
- Gols marcados: 22 (1,3 por jogo)
- Gols sofridos: 18 (1,1 por jogo)
- Artilheiro: Calleri, 9 gols
Raio X dos gols marcados
- 9 com o pé esquerdo
- 4 com o pé direito
- 8 de cabeça
- 21 gols de dentro da área
- 1 gol de fora da área
Dados defensivos
- Terminou 4 jogos sem sofrer gol
- 16,4 desarmes por partida
- 2,9 cartões amarelos por partida
- 1 cartão vermelho em todo o campeonato