Quase dois meses depois de ser anunciado como reforço do Inter, Pedro Henrique disputou sua primeira partida como titular. Com a ausência de Wanderson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o atacante foi escolhido pelo técnico Mano Menezes para iniciar o jogo contra o Santos, nesta quarta-feira (8), na Vila Belmiro.
Embora não tenha marcado gols com a camisa colorada, o jogador voltará a Porto Alegre ostentando uma atuação que rendeu elogios do comandante.
— Hoje (quarta-feira), não tínhamos um jogador importante, que era o Wanderson, que vem se destacando bem e chegando na frente com conclusão. Mas o Pedro (Henrique) deu uma resposta muito boa. Já é um jogador mais de flanco e, por isso, a colocação dele pelo lado direito, para tirar o melhor dele no primeiro jogo que inicia com a gente — disse Mano após o empate por 1 a 1.
Como explicou o treinador, sem Wanderson, o time foi adaptado. Edenilson, que vinha atuando aberto pela direita, recuou para formar dupla de volantes com Gabriel. Com isso, Carlos De Pena foi escalado pela esquerda. Ou seja, coube a Pedro Henrique fazer o corredor direito em grande parte do jogo (ver mapa de calor abaixo).
O camisa 28 só inverteu para o lado oposto a partir do gol marcado pelos donos da casa. Ali, Edenilson foi sacado do time, para a entrada de Mauricio, que assumiu a ponta direita. Por sua vez, De Pena voltou a aparecer como volante. Foi nesta posição, pela esquerda, que o atacante construiu a jogada que daria o empate ao Inter: passou pelo lateral-direito Madson e, chegando à linha de fundo, cruzou para a área, de onde surgiria Bruno Méndez para estufar as redes santistas.
Ironicamente, logo após o lance, Pedro Henrique seria substituído pelo volante Rodrigo Dourado, aos 28 minutos do segundo tempo. O atacante foi o atleta colorado que mais driblou (três vezes), empatado com Alan Patrick. Ao mesmo tempo, foi um dos mais desarmados: três vezes, uma a menos do que os centroavantes David e Alemão.
Confira os números de Pedro Henrique contra o Santos:
Tempo em campo: 73 minutos
Finalizações: 3 (1 no gol)
Dribles: 4 (3 certos)
Passes: 9 (1 errado)
Cruzamentos: 2 (1 certo)
Faltas sofridas: 1
Perda de posse: 3