Em time que ganha não se mexe, diz um antigo conceito do futebol. Essa ideia se potencializa ainda mais quando o assunto é Gre-Nal. No caso do Inter, por exemplo, a mudança na escalação que venceu o último clássico para o novo encontro com o Grêmio na semifinal do Gauchão se impõe pela lesão de Moisés. A ausência do titular deixa Alexander Medina com a possibilidade de fazer a simples troca por Paulo Victor ou partir para improvisações.
GZH traz as possibilidades para o uruguaio tentar compensar a ausência de Moisés, principalmente na fase defensiva.
Improvisação na lateral
O Inter terminou os últimos dois compromissos do Gauchão com jogadores de outra posição na lateral esquerda. No Gre-Nal, quando Moisés pediu substituição aos 40 do segundo tempo, o zagueiro Bruno Méndez entrou para fechar o setor no momento no qual Medina procurava segurar o 1 a 0. No empate com o Guarany, no sábado, Paulo Victor foi substituído na reta final do jogo por Heitor. O lateral-direito terminou o jogo pelo lado esquerdo da defesa quando PV não teve uma atuação empolgante.
— O Inter perde um jogador com mais características de marcação e com potência para, em um contra-ataque, recompor rapidamente. Moisés é privilegiado no aspecto físico e faz uso disso nos confrontos diretos com os atacantes. Como tem menos refino na parte ofensiva, desenvolveu maior sentido defensivo, principalmente, ao fechar a linha de quatro zagueiros — observa o colunista de GZH e comentarista da Rádio Gaúcha Leonardo Oliveira.
Na cotação de GZH do empate entre Inter e Guarany, Paulo Victor recebeu nota 5:
— Talvez os colorados tenham sentido saudade de Moisés. PV marcou mal e pouco atacou — foi o conceito da cotação feita pela equipe de esportes de GZH.
Esse desempenho de Paulo Victor pode levar Medina a improvisar na lateral esquerda. Dessa forma, as opções mais prováveis de mudança apareceriam com a entrada de Heitor no lado esquerdo, como aconteceu em Bagé, ou de Bruno Méndez. No segundo caso, o canhoto Cuesta poderia aparecer como lateral, função que já faz no Independiente-ARG, ou mesmo havendo a repetição do que aconteceu na reta final do último Gre-Nal com Bruno Méndez sendo o lateral. Ao longo do Gauchão, Medina usou também os meias Boschilia e Liziero improvisados na lateral, mas foi em retas finais de jogos nos quais optou por ter uma equipe mais ofensiva.
Compensação pelo lado esquerdo
Se Paulo Victor for escalado, Alexander Medina pode optar por fazer uma mudança de posicionamento no time para compensar sua menor capacidade de marcação em relação a Moisés. Pensando na ideia de repetição dos outros 10 titulares no último Gre-Nal, o volante Liziero poderia atuar mais pela faixa esquerda sendo um auxiliar de PV na fase defensiva.
No primeiro Gre-Nal, Liziero atuou como volante de maior responsabilidade ofensiva tendo a liberdade para aparecer tanto pela faixa central quanto pelos dois lados do campo, conforme mostra o mapa de calor da dele na partida.
Wesley Moraes titular com David na ponta
Outro antigo ditado do futebol diz que a melhor defesa é o ataque. Com um lateral menos marcador, Medina pode optar por ter maior verticalidade no lado esquerdo para tentar obrigar os jogadores do Grêmio daquele setor a terem maior preocupação defensiva.
Diante da dificuldade de extremas no elenco, quem poderia fazer isso é David. Dessa forma, o autor do gol no último Gre-Nal deixaria de ser o centroavante para atuar como ponta pelo lado esquerdo. Essa alternativa abriria a possibilidade para Wesley Moraes entrar como centroavante tendo em Mauricio o maior candidato entre os titulares da linha de três meias a deixar o time.