Inter e Grêmio começarão a disputar uma vaga na final do Gauchão a partir do próximo sábado (19), no Beira-Rio, às 16h30min. Em toda história do estádio, a vantagem na casa colorada é amplamente favorável ao mandante.
São 125 jogos, com 50 vitórias do Inter, 32 vitórias gremistas e 43 empates. Em um recorte mais recente, nos últimos cinco jogos o retrospecto é equilibrado, mas a vantagem segue sendo da equipe da Padre Cacique: três vitórias para os colorados (inclusive uma nesta temporada) e duas gremistas.
No clássico 435, válido pelo Gauchão de 2022, o triunfo ficou com os comandados de Alexander Medina. David, já no final do primeiro tempo, garantiu o resultado positivo para o Inter.
No ano passado, três clássicos ocorreram no Beira-Rio. O Gre-Nal do Gauchão terminou com vitória gremista, de virada, com gols de Diego Souza e Ricardinho. Thiago Galhardo havia aberto o placar para o Inter. No Brasileirão, veio o troco colorado. Taison, de cabeça, fez para o Colorado. O Tricolor foi rebaixado ao término da competição nacional.
Casualmente, o clássico do Brasileirão de 2020 foi também em 2021, em virtude da pandemia de covid-19. Ele também acabou com vitória colorada, de virada, com gols de Abel Hernández e Edenilson. Antes, Jean Pyerre tinha marcado para o Grêmio.
No primeiro Gre-Nal da Libertadores no Beira-Rio, a vitória ficou com o Grêmio também. Pepê, aos 29 minutos do segundo tempo, superou Saravia e chutou para vencer o goleiro Marcelo Lomba.
Os últimos Gre-Nais no Beira-Rio
- Inter 1 x 0 Grêmio - David - Gauchão 2022
- Inter 1 x 0 Grêmio - Taison - Brasileirão 2021
- Inter 1 x 2 Grêmio - Thiago Galhardo (I); Diego Souza e Ricardinho (G) - Gauchão 2021
- Inter 2 x 1 Grêmio - Abel Hernández e Edenilson (I); Jean Pyerre (G) - Brasileirão 2020
- Inter 0 x 1 Grêmio - Pepê - Libertadores 2020
O retrospecto de Gre-Nais no Beira-Rio
- 125 jogos
- 50 vitórias do Inter
- 32 vitórias do Grêmio
- 43 empates