O Gre-Nal válido pela 9ª rodada do Campeonato Gaúcho pode ficar marcado como o último de D'Alessandro com a camisa do Inter. O clássico 435 será o 40º do argentino e, como ele tem contrato até o fim de abril, talvez ele não tenha outra oportunidade de, como jogador, estar em campo novamente.
Além disso, a partida que inicia às 21h desta quarta-feira (9), pode ser o único Gre-Nal de 2022. Com o Grêmio na segunda divisão e com ambas equipes eliminadas da Copa do Brasil, caso colorados e gremistas não se encontrem na próxima fase do Gauchão, a história de D'Alessandro em um dos maiores clássicos do Brasil.
Desde sua chegada a Porto Alegre, foram 39 clássicos disputados, com 15 vitórias coloradas, 11 empates e 13 derrotas. São nove gols marcados e sete assistências com a camisa do Inter em Gre-Nal.
Relembre os principais momentos de D'Alessandro em clássicos
- Estreia pelo Inter (2008)
No dia 13 de agosto de 2018, D'Alessandro fazia sua estreia pelo Inter. O argentino, recém-contratado junto ao San Lorenzo-ARG, foi titular no clássico Gre-Nal válido pela Copa Sul-Americana, disputado no Estádio Beira-Rio. Comandado pelo técnico Tite, ele atuou os 90 minutos e foi o armador do time que atuou em um 3-5-2. O resultado do jogo foi 1 a 1, e o gol colorado foi marcado de pênalti por Daniel Carvalho.
- Primeiro gol em clássicos e goleada (2008)
Ainda em 2008, D'Alessandro faria uma de suas principais atuações com a camisa colorada. No Gre-Nal válido pelo returno do Brasileirão daquela temporada, no Estádio Beira-Rio, o argentino foi um verdadeiro maestro e conduziu o Inter a uma goleada sobre o rival. Além de bater o tricolor por 4 a 1, o Inter tirou o Grêmio da liderança do campeonato nacional e pela primeira vez na história do Beira-Rio faz quatro gols no clássico. Alex, Nilmar, D'Alessandro e Índio foram os autores dos gols colorados.
- Virada no Olímpico e título Gaúcho (2011)
Na decisão do Campeonato Gaúcho de 2011, o Inter perdeu a partida de ida por 3 a 2, no Estádio Beira-Rio, e precisava vencer no Estádio Olímpico por dois gols de diferença para conquistar o título estadual. O duelo também colocava frente a frente dois dos maiores ídolos de Grêmio e Inter na casamata: Renato Portaluppi e Falcão. Dentro de campo, o Grêmio saiu na frente, mas sofreu a virada. D'Alessandro, de pênalti, chegou a abrir 3 a 1 para o Inter, porém, Borges diminuiu e levou a decisão aos pênaltis. Nas cobranças, o colorado se deu melhor e venceu o rival por 5 a 4 ficando com o título, em pleno Estádio Olímpico.
- Classificação para Libertadores (2011)
A última rodada do Campeonato Brasileiro de 2011 ficou marcada pela disputa de clássicos regionais. Em Porto Alegre, o clássico Gre-Nal foi disputado no Estádio Beira-Rio e valia para o Inter a classificação na pré-Libertadores de 2012. Após um primeiro tempo complicado e que terminou em 0 a 0, aos 15 minutos do segundo tempo, um pênalti foi marcado para a equipe colorada. D'Alessandro chamou a responsabilidade, bateu no canto esquerdo rasteiro de Victor e garantiu os pontos para colocar o Inter na competição continental.
- Binóculos em Caxias do Sul (2013)
Pelo Gre-Nal do returno do Campeonato Brasileiro em 2013, o Inter precisou utilizar o Estádio Centenário como casa, enquanto o Estádio Beira-Rio estava em obras para a Copa do Mundo. O resultado da partida foi de empate, mas o que ficou marcado foi a comemoração de D'Alessandro, que após marcar o gol de empate fez menção de estar utilizando um binóculos. Dias antes, Renato Portaluppi havia dito que alguns times precisavam de binóculos para enxergar o Grêmio na tabela, já que o Inter estava brigando contra o rebaixamento. Após o jogo, além da comemoração, o argentino também respondeu à provocação dizendo que para ver os títulos do Grêmio era necessário assistir a fitas VHS. Naquela temporada, quatro clássicos foram disputados e os colorados não perderam nenhum. Foram duas vitórias e dois empate.
- Goleada e título gaúcho em Caxias do Sul (2014)
Em 2014, a final do Campeonato Gaúcho foi decidida em um Gre-Nal, disputado no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Com o Beira-Rio próximo de ser reinaugurado, pós-reforma para a Copa do Mundo, os comandados de Abel Braga venceram o Grêmio de Enderson Moreira por 4 a 1. Os gols colorados foram marcados por Alex (duas vezes), Alan Patrick e D'Alessandro. O gol do argentino abriu o placar e os caminhos para a goleada.
- Discussão com Maicon antes do jogo (2018)
Na última rodada da fase de classificação do Gauchão de 2018, Inter e Grêmio se enfrentaram no Beira-Rio. A partida valia para os clubes a ordem de classificação às quartas de final da competição. O resultado foi de derrota para o Inter, por 2 a 1, confirmando o reencontro das equipes na fase seguinte pelo torneio. O destaque da partida ocorreu antes da bola rolar, no cara ou coroa, D'Alessandro, capitão colorado na oportunidade, discutiu com Maicon, capitão tricolor, na frente de Jean Pierre Lima.
- Eliminação e último gol em clássico (2018)
Na partida de volta, pelas quartas de final do Campeonato Gaúcho de 2018, o Inter tinha uma difícil missão: reverter os 3 a 0 sofridos na Arena, no jogo de ida. Os comandados de Odair Hellmann até conseguiram a vitória, mas os 2 a 0 aplicados sobre o rival não foi o suficiente. O segundo gol colorado foi marcado por D'Alessandro, de falta. Foi o último gol marcado pelo argentino em clássicos.
Números de D'Alessandro em Gre-Nal
- 39 jogos
- 15 vitórias
- 11 empates
- 13 derrotas
- 50% de aproveitamento
- 9 gols
- 7 assistências