O Inter reabriu o departamento feminino em 2017. Naquela temporada, a equipe disputou apenas o Gauchão Feminino — e sagrou-se campeã. No ano seguinte, as Gurias Coloradas participaram do Brasileirão Feminino A-2, chegaram às semifinais e conquistaram o acesso à elite da competição nacional.
Desde então, elas vêm disputando a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Em 2019, conquistaram duas vitórias e uma derrota nas rodadas iniciais. Nos dois anos seguintes, as largadas foram iguais, em aproveitamento: duas vitórias e um empate.
Agora, em 2022, pela primeira vez, o time de Maurício Salgado começou a competição nacional com 100% de aproveitamento. São vitórias sobre Cresspom-DF, Esmac-PA e São Paulo. Os nove pontos deixam a equipe colorada na liderança isolada do Brasileirão Feminino.
— É muito em relação ao nosso planejamento para este ano, e a palavra que a gente sempre usa é ambição. A gente busca a melhora constante. Então, a gente fez um campeonato no ano passado muito bom e este ano, quando o campeonato ainda estava acontecendo lá (em 2021), já estávamos nos programando para fazer um Brasileirão ainda melhor — disse o técnico Maurício Salgado, em coletiva de imprensa após o jogo.
As Gurias Coloradas têm, ainda, o melhor ataque do Brasileirão Feminino — são oito gols marcados em três partidas, média de 2,6 por jogo. O time gaúcho detém, também, a melhor defesa, com apenas um gol sofrido nesta largada de competição nacional.
Agora, o próximo desafio do time de Maurício Salgado é contra a vice-líder Ferroviária. As Guerreiras Grenás vêm de duas vitórias e um empate neste início de Brasileirão Feminino. A partida será realizada no domingo (27), a partir das 18h, na Fonte Luminosa.
Campanhas do Inter na largada do Brasileirão Feminino
2019
3 jogos
2 vitórias
1 derrota
12 gols marcados
5 gols sofridos
66,7% de aproveitamento
2020
3 jogos
2 vitórias
1 empate
1 gols marcados
3 gols sofridos
77,8% de aproveitamento
2021
3 jogos
2 vitórias
1 empate
4 gols marcados
1 gol sofrido
77,8% de aproveitamento
2022
3 jogos
3 vitórias
8 gols marcados
1 gol sofrido
100% de aproveitamento