No primeiro clássico após a vitória no Brasileirão, que ajudou a rebaixar o rival, o Inter inicia a semana Gre-Nal pressionado. De virada, levou 3 a 2 do São José no gramado sintético do Passo D'Areia neste domingo (20) e aumentou pressão antes de receber o Grêmio no sábado.
Edenilson abriu o placar no primeiro tempo, Caio Vidal fez um no final da partida, mas o sistema defensivo falhou demais e o Zeca surpreendeu. Sillas, Kevin e Cristiano marcaram na segunda etapa.
Em seu sexto jogo em fevereiro contra adversários do Gauchão, o time de Cacique Medina tropeçou novamente. Após bater o Caxias, perdeu para o Ypiranga e São José, que estava na vice-lanterna da competição. Ficou no empate com São Luiz, Novo Hamburgo e Brasil-Pel. Em terceiro na tabela, com 12 pontos em oito jogos, está cinco pontos atrás do lider Grêmio.
A partida de domingo deu sequência aos testes realizados neste início de temporada por Alexander Medina, oito equipes diferentes em oito rodadas do Gauchão. Com o período de observação, Medina terá a primeira semana livre para definir a escalação que utilizará no Gre-Nal.
Com as dificuldades de trocar passes por conta da situação do campo, o Inter tentava encontrar os espaços em lançamentos longos para David e Cadorini, mas o sistema defensivo do São José não dava brechas para que o time de Medina encaixasse um ataque desta forma. Na primeira chegada com a bola no chão, David encontrou Cadorini nas costas dos defensores. O problema é que o passe demorou um pouco mais do que o necessário e o centroavante acabou flagrado em impedimento aos 19.
Aos 30, Paulo Victor recebeu no lado esquerdo e o lateral partiu driblando em direção ao gol. Após invadir a área, tocou para Boschilia, que acabou travado no momento do chute. David tentou pegar o rebote, mas Johnny ficou com a bola na linha da grande área. A defesa do São José fechou bem os espaços e tirou a oportunidade de chute.
Mais insistente do que os donos da casa, o gol colorado saiu na sequência. Cuesta aproveitou a desatenção do sistema defensivo do Zeca, que parou por conta de uma falta no meio do campo. O lançamento do zagueiro encontrou Cadorini sem muita marcação no lado esquerdo de ataque. O centroavante avançou e bateu cruzado. Edenilson, aos 35 minutos, aproveitou o rebote na área e só teve o trabalho de tirar a bola do alcance de Fábio. Os jogadores do Zeca reclamaram que a falta na origem do gol foi em Sillas.
O São José chegou a balançar as redes do Inter, mas o árbitro sinalizou o impedimento de Cristiano. Na sequência, Johnny quase marcou em tabela com Cadorini. O volante recebeu o toque de letra do companheiro dentro da área, mas o chute saiu em cima de Fábio e o Inter perdeu boa chance de ampliar aos 42. David, de cabeça, parou nos pés de Jadson. O atacante recebeu cruzmento e escolheu o canto na finalização. Mas o zagueiro adversário leu bem a jogada e conseguiu afastar, com 45 minutos de jogo.
— Um gol importante para o nosso crescimento. Individualmente e coletivamente, estamos melhorando no dia a dia. O Medina me cobra para chegar ao gol. Ele dá muita liberdade, com muitas variações. A gente está achando a melhor forma de jogar. Dá para ter um pouco mais de calma para definir as jogadas — citou Edenilson, autor do gol colorado, na saída de campo após o final do primeiro tempo.
A segunda etapa começou com o Inter novamente no controle das ações da partida. Pressionado pela situação na competição, o São José adotou uma postura mais ofensiva. Mas a busca pelo gol de empate abriu espaços para o time de Alexander Medina.
Com apenas três minutos, a equipe de Cacique perdeu grande oportunidade. David encontrou Boschilia livre no lado. Edenilson recebeu com espaço dentro da área, mas a finalização com a perna esquerda saiu sem direção e o Inter perdeu a chance de ampliar. Mas a pressão do São José deu frutos. Com sete minutos, Cristiano aproveitou desatenção de Paulo Victor. O camisa 7 do Zeca venceu o marcador duas vezes e Daniel salvou. Mas no rebote, Sillas finalizou e o desvio em Cuesta tirou a chance de defesa do goleiro do Inter.
A novidade do São José na volta para o segundo tempo fez o gol da virada. Aos 18, em cruzamento do lado esquerdo, Kevin venceu a marcação de Cuesta e desviou sem chances para Daniel. Gol do centroavante emprestado pelo Grêmio. Cinco minutos depois, em mais uma falha do sistema defensivo, Cristiano entrou livre na pequena área em cobrança de falta e marcou mais um gol para o São José.
Caio Vidal ainda descontou nos minutos finais. Cadorini encontrou David na área, mas o atacante não conseguiu o domínio. A bola sobrou para Caio, que bateu para marcar. Um alento nos minutos finais, mas que não mudou o placar. Uma derrota por virada que traz ainda mais pressão para o Inter na véspera do jogo mais importante do início de temporada.
GAUCHÃO — 8ª RODADA — 20/02/2022
SÃO JOSÉ (3)
Fábio; Samuel (Murici, 40'/2ºT), Pablo (Jadson, 24'/1ºT), Bruno Jesus e Marcelo; Tiago Pedra, Cristiano (David Luis, 27'/2ºT), Crystopher, Sillas (Lissandro, 27'/2ºT); Mazola (Kevin, INT) e Everton Bala
Técnico: Paulo Baier
INTER (1)
Daniel; Heitor (Maurício, 31'/2ºT), Kaique Rocha, Victor Cuesta e Paulo Victor (Liziero, 31'/2ºT); Rodrigo Dourado (Rodrigo Lindoso, 17'/2ºT), Johnny (Caio Vidal, 40'/2ºT), Edenilson, Boschilia (Palacios, 17'/2ºT) e David; Matheus Cadorini
Técnico: Alexander Medina
GOLS: Edenilson (I), aos 35 min do primeiro tempo, e Caio Vidal (I), aos 42 min do segundo tempo. Sillas (S), aos sete, Kevin (S), aos 18, e Cristiano (S), aos 22 min do segundo tempo
CARTÕES AMARELOS: Rodrigo Dourado e Paulo Victor (I); Sillas (S)
LOCAL: Passo D'Areia, em Porto Alegre
ARBITRAGEM: Jean Pierre Gonçalves Lima, auxiliado por Mateus Olivério Rocha e Fabricio Lima Baseggio
PRÓXIMO JOGO
GAUCHÃO — 9ª RODADA
26/02/2022 — 19H
INTER X GRÊMIO