Trinta e três dias depois da derrota para o Bragantino, pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2021, o elenco do Inter se reapresentará nesta terça-feira (11) ainda sem tantas mudanças na fotografia do vestiário. Os jogadores deverão chegar ao CT Parque Gigante a partir das 8h para a realização de exames de covid-19, PCR e antígeno, que será feito no formato drive thru. A apresentação oficial está marcada para as 15h, com a presença da nova comissão técnica comandada por Alexander Medina, quando serão feitas as avaliações clínicas e físicas.
Depois da expectativa de reformulação no grupo, as saídas de Marcelo Lomba e Patrick foram as únicas entre os atletas considerados líderes do plantel nas últimas temporadas e apenas três contratações foram anunciadas, sendo que uma delas é de D'Alessandro, que voltará ao clube apenas para disputar o Gauchão e encerrar a carreira profissional.
A grande novidade no Beira-Rio é mesmo o novo técnico Alexander Medina. O uruguaio de 43 anos iniciará a partir desta tarde o trabalho com sua comissão técnica de olho na estreia do Gauchão, prevista para dia 22 ou 23 de janeiro, diante do Juventude, em Caxias do Sul. Com Medina vieram para Porto Alegre outros cinco profissionais. Três deles acompanham Cacique desde o primeiro trabalho como treinador, no Nacional, em 2018. São eles: o preparador físico uruguaio Richard González e os auxiliares Fernando Machado, também uruguaio, e Jadson Vieira, gaúcho de Santana do Livramento. O analista de desempenho Mariano Levisman e o preparador físico Alexis Olariaga, ambos argentinos, se juntaram ao grupo já no Talleres. A comissão técnica ainda terá o brasileiro Cauan de Almeida, contratado pelo Inter para ser o auxiliar técnico permanente do clube, função que era de Osmar Loss, desligado em dezembro.
Além de D'Alessandro, os outros reforços anunciados pela direção antes da reapresentação são o centroavante Wesley Moraes e o volante Liziero. O jogador de ataque, que pertence ao Aston Villa e assinou por empréstimo até o final do ano, foi apresentado no começo da tarde desta segunda-feira. Já o meio-campista, que vem do São Paulo também emprestado, chega para ser uma opção de um volante construtor, com características diferentes das dos titulares na maior parte do último Brasileirão, Rodrigo Dourado e Rodrigo Lindoso.
Lindoso, que teve o antigo contrato encerrado em 31 de dezembro, acertou sua renovação, assim como o lateral-esquerdo Moisés, em uma negociação na qual o Inter perdoou dívidas do Bahia. Dourado não tem a permanência garantida. Ele é um dos jogadores que poderá ser liberado em caso de uma boa proposta.
Quem tem oferta é Edenilson, do Atlético-MG, mas a ideia inicial da direção é de manter o camisa 8 no Beira-Rio. O estafe do jogador, no entanto, alega ter recebido uma promessa no momento da renovação do atual contrato, em 2020, de que haveria liberação mesmo para o mercado brasileiro em caso de uma proposta de 3 milhões de dólares, valor da multa rescisória para o Exterior. O Inter, tanto com membros da atual quanto da antiga direção, nega ter feito esse acordo verbal, mas já ouviu dos representantes de Edenilson que o atleta quer deixar Porto Alegre rumo a Belo Horizonte.
Em relação a reforços, a prioridade da diretoria segue sendo a contratação de extremas. Depois do negócio com Nikão ter sido desfeito, o Colorado corre contra o tempo para anunciar, pelo menos, dois atacantes para o lado do campo.
A chegada de um lateral-direito para repor a saída de Renzo Saravia, que retornou ao Porto após o final do seu empréstimo, em 31 de dezembro, também está nos planos. Os primeiros nomes tentados foram os argentinos Fabricio Bustos, do Independiente, e Nahuel Tenaglia, do Talleres. Em ambos casos, as propostas coloradas não foram aceitas pelos clubes argentinos.
Ainda está no planejamento do Inter a contratação de um volante. O Colorado fez uma consulta sobre Andrés Cubas, atualmente no Nîmes Olympique, da segunda divisão francesa, e que foi jogador de Medina no Talleres. Nascido na Argentina, o meio-campista de 25 anos tem a nacionalidade paraguaia a defende a seleção "albirroja" desde 2019.
Estreia no Gauchão
O calendário impõe pouco tempo para a preparação do Inter, que será toda feita em Porto Alegre, no CT Parque Gigante. Mesmo com a estreia no Gauchão marcada para daqui a menos de duas semanas, o clube pretende usar o grupo principal desde a partida contra o Juventude. Em sua apresentação, na última sexta-feira, o técnico Alexander Medina ressaltou sua ideia de esperar o resultado das avaliações físicas do elenco, que serão feitas nesta terça-feira, para definir quais atletas terão condições de viajar a Caxias do Sul.
Devido ao curto tempo, Medina ressaltou seu objetivo de passar para os atletas os conceitos do seu modelo de jogo desde hoje. Otimizar o tempo foi uma expressão usada por ele muitas vezes ao projetar o começo da temporada e a necessidade de conquistar o Gauchão, taça que clube não levanta desde 2016.
— Temos diferentes maneiras de convencer os jogadores da ideia, tem o trabalho de campo, os vídeos, as conversas técnicas e táticas. Procuraremos otimizar o tempo. Será importante que desde o primeiro dia os jogadores vejam a forma que pretendemos jogar — afirmou.
O pouco tempo para a estreia impõe uma nova realidade para Medina — serão 11 dias se o jogo contra o Juventude for confirmado para 22 de janeiro. Quando chegou ao Talleres, em junho de 2019, o treinador teve um mês e nove dias do seu primeiro treino até a estreia no Campeonato Argentino, diante do Vélez Sarsfield, que venceu por 1 a 0. Quando começou sua trajetória no Nacional, em 2018, ele preparou o time por 23 dias até o primeiro compromisso oficial, um clássico com o Peñarol, pela Supercopa Uruguaia, onde foi derrotado por 3 a 1.
As caras novas
Além de Liziero e Wesley Moraes, o Inter terá novidades vindas do sub-20. Sete jogadores que fizeram parte do grupo que venceu o Brasileirão, a Supercopa do Brasil e o Gauchão da categoria no ano passado farão parte do plantel comandado por Cacique Medina. Três deles já treinaram com Diego Aguirre em 2021: o goleiro Anthoni, o atacante Juan Cuesta e o centroavante Matheus Cadorini. Os outros quatro que subiram são o zagueiro Tiago Barbosa, o lateral-esquerdo Thauan Lara, o meio-campista Matheus Dias e o atacante Nicolas.
Como será a primeira semana de treinos
Terça-feira
- 8h: exames de saúde
- 15h: reapresentação e exames médicos
Quarta-feira
- 8h: treino
- 17h: treino
QUINTA-FEIRA
- 9h: treino
SEXTA-FEIRA
- 9h: treino
- 17h: treino
SÁBADO
- 9h: treino
- 17h: treino
2022 ainda com jeito de 2021
QUEM FICOU
- Goleiros: Daniel, Emerson Junior e Anthoni
- Lateral-direito: Heitor
- Zagueiros: Bruno Méndez, Cuesta, Mercado, Kaique Rocha e Rodrigo Moledo
- Laterais-esquerdos: Moisés e Paulo Victor
- Volantes: Edenilson, Rodrigo Dourado, Rodrigo Lindoso, Johnny e Zé Gabriel
- Meias: Boschilia, Lucas Ramos e Mauricio
- Atacantes: Taison, Palacios, Caio Vidal, Gustavo Maia e Juan Cuesta
- Centroavantes: Yuri Alberto e Matheus Cadorini
QUEM SAIU
- Patrick: vendido ao São Paulo
- Vinicius Mello: vendido ao Charlotte FC
- Marcelo Lomba: encerrou o contrato e assinou com o Palmeiras
- Saravia: empréstimo encerrado, voltou ao Porto
- Lucas Ribeiro: empréstimo encerrado, voltou ao Hoffenheim
PROMOVIDOS DA BASE
- Tiago Barbosa (zagueiro)
- Thauan Lara (lateral-esquerdo)
- Matheus Dias (meio-campista)
- Nicolas (atacante)
QUEM CHEGOU
- Wesley Moraes: empréstimo até o final de 2022
- Liziero: empréstimo até o final de 2022
- D'Alessandro: contrato de quatro meses para despedir-se do clube
QUEM VOLTA DE EMPRÉSTIMO
- Keiller (goleiro)
- Natanael (lateral-esquerdo)
- Sarrafiore (meia, se recupera de cirurgia no joelho)
- Pedro Henrique (zagueiro)
- Guilherme Pato