As conquistas da categoria sub-20 do Inter na temporada de 2021 renderam a promoção de quatro atletas para o time profissional. O Colorado anunciou no fim da manhã desta terça-feira (21) que o zagueiro Tiago Barbosa, o lateral-esquerdo Thauan Lara, o meio-campista Matheus Dias e o atacante Nicolas integrarão a equipe que fará a pré-temporada para o ano de 2022.
Os quatro juntam-se ao goleiro Anthoni, ao meio-campista Juan Cuesta e ao centroavante Matheus Cadorini, que já haviam subido para o time de Diego Aguirre, agora ex-treinador colorado.
— São atletas que já vinham sendo observados, assim como todos os outros do elenco. Entendemos que estão aptos para o período de transição e irão começar o ano com o grupo principal. Outros jovens também podem seguir o mesmo caminho. Trata-se de um processo natural e, conforme vão mostrando trabalho na base e vão aparecendo oportunidades no principal, iremos abrindo caminho. É normal que exista uma ansiedade pela subida de vários atletas, pelo ano extremamente vitorioso dentro de campo, mas somos muito criteriosos e cautelosos, pois a queima de etapa pode ser prejudicial. Mas o mais importante e que pode ser visto é que, desde o nosso primeiro dia de trabalho, estamos dando muita atenção e valorização para a nossa base — destacou Paulo Bracks, diretor-executivo do clube.
Nos primeiros dias de janeiro, o time júnior estará na disputa da Copa São Paulo. A direção colorada não descarta que novos atletas sejam integrados ao elenco principal após a competição no estado paulista.
As categorias de base coloradas acabam o ano de 2021 com taças no armário. O time sub-20 venceu o Brasileirão sub-20, a Supercopa do Brasil sub-20 e o Campeonato Gaúcho sub-20. O Inter irá se reapresentar no dia 10 de janeiro.
Veja quem são os promovidos:
Tiago Barbosa
Zagueiro - 20 anos
Campeão da Copa São Paulo, em 2020. Em 2021, venceu Gauchão, Brasileiro e Supercopa, atuando em 28 jogos. Já fez dois jogos com o profissional, ainda no Gauchão de 2021.
Thauan Lara
Lateral-esquerdo - 17 anos
Já foi convocado para a seleção brasileira sub-15 e sub-17. Em 2021, fez quatro jogos e marcou duas vezes pela equipe sub-17. Pela equipe sub-20, foi semifinalista da Copa do Brasil, campeão gaúcho, do Brasileirão Sub-20 e da Supercopa. Jogou 27 partidas e tem oito gols marcados. Atuou 19 minutos contra o Cuiabá, pelo Brasileirão.
Matheus Dias
Volante - 19 anos
Chegou ao Inter em 2021. Foi campeão gaúcho, do Brasileirão e da Supercopa. Atuou em 29 jogos da temporada e marcou quatro gols, um deles decisivo na final do Brasileirão.
Nicolas
Atacante - 20 anos
Foi campeão da Copinha 2020 e ganhou em 2021 o seu terceiro gauchão. Neste ano, também foi campeão do Brasileirão Sub-20 e da Supercopa. Nicolas atuou em 20 jogos e marcou três gols. O atacante também tem dois jogos pelo time de cima, ainda no Gauchão.