A nova direção do Inter assumiu o clube nesta temporada e começou um processo de reformulação das categorias de base. Quase que de imediato anunciou o argentino Gustavo Grossi como gerente executivo das categorias de base. Grossi, com passagem pelo River Plate, onde teve sucesso e ajudou na formação de jogadores importantes no time de Marcelo Gallardo, iniciou o processo fazendo mudanças de processos e também modificações nos elencos das categorias.
Ao término de 2021, o Colorado acaba o ano com títulos de relevância nacional nas categorias de base. Além das conquistas do Gauchão sub-17, que não conquistava desde 2018, e do estadual sub-20, a equipe gaúcha venceu o Brasileirão sub-20 e a Supercopa sub-20, no último domingo, que garantiu a vaga brasileira na Libertadores da categoria. Ainda foi semifinalista da Copa do Brasil sub-20, mas foi derrotado.
Mais do que as taças, o clube avalia que a temporada foi proveitosa pela formação de jogadores para o elenco principal e também pelo retorno financeiro que atletas da base deram ao clube em duas vendas — Vinicius Tobias para o Shakhtar Donestk-UCR e Vinicius Mello para o Charlotte FC, da Major League Soccer, futebol dos Estados Unidos.
— O saldo é muito positivo. Se formos levar em conta que temos dois atletas no grupo principal (Matheus Cadorini e Juan Cuesta) e tivemos duas transações internacionais. Além disso, já tivemos jogadores que foram relacionados para o elenco profissional (Thauan Lara, Victor Hugo, João Pedro, Anthoni e Nicolas). Foi um ano muito positivo, sem falar nos títulos que também vieram. Primeira vez que vencemos o Brasileirão sub-20 nesse formato e que vamos disputar a Libertadores da categoria. As coisas convergiram de uma forma positiva. Na categoria de base, não adianta jogar mal e ganhar, às vezes é melhor jogar bem e perder, porque estamos desenvolvendo para o futuro — ressalta Felipe de Oliveira, diretor geral das categorias de base do Inter.
Não bastasse tudo isso, o clube também revitalizou o CT Morada dos Quero-Queros, base das categorias coloradas. O Colorado reinaugurou o local em setembro deste ano, promovendo inúmeras melhoras, como a reforma do gramado principal e em outros três campos que já existiam no centro de treinamento, garantindo uma melhor estrutura oara os treinos e partidas.
O diretor geral das categorias de base projeta um ano de 2022 de amadurecimento do processo que vem sendo implementado pela atual gestão nas categorias de base, dando sequência aos treinadores e diretores das categorias.
— A expectativa é de seguir desenvolvendo o trabalho, melhorando a infraestrutura e dando condições para a sequência de formação dos atletas. O trabalho continua igual, os títulos não nos altera em nada as nossas convicções, pelo contrário, fortalece e nos dá a possibilidade de prosseguir com o que estamos fazendo.
Os títulos da base colorada em 2021
- Campeão gaúcho sub-9
- Campeão gaúcho sub-12
- Campeão gaúcho sub-14
- Gauchão sub-17
- Gauchão sub-20
- Brasileirão sub-20
- Supercopa do Brasil sub-20