O primeiro reforço da era Alexander Medina chegou a Porto Alegre. Por volta das 13h30min desta quinta-feira (6), em voo proveniente de Guarulhos (SP), o centroavante Wesley Moraes desembarcou no aeroporto Salgado Filho para fazer exames e assinar contrato de empréstimo de um ano com o Inter. O último clube do jogador de 25 anos e 1m91cm de altura foi o Brugge-BEL, mas seus direitos econômicos estão ligados ao Aston Villa-ING.
Wesley Moraes chegou acompanhado do seu empresário Paulo Nehmy e foi recebido pelo diretor-executivo colorado, Paulo Bracks, e o assessor de imprensa do clube Gabriel Cardoso. O desembarque foi discreto, sem a presença de torcedores. O atleta passou pelo saguão sem conversar com a imprensa em medida adotada pelo Inter porque ele inda não havia realizado exames médicos, último procedimento antes do anúncio oficial da contratação.
Nascido em Juiz de Fora, em Minas Gerais, Wesley Moraes nunca atuou profissionalmente no Brasil. Ele deu os primeiros passos da carreira no futsal, quando tinha apenas oito anos e já se destacava por ser mais alto do que os meninos de sua idade. A mudança para o campo veio em seguida. Ele fez testes em Cruzeiro e Atlético-MG, mas acabou aparecendo nas categorias de base do Itabuna, da Bahia. Dali, despertou interesse do Trencin, da Eslováquia, e assinou com o clube europeu o seu primeiro contrato como profissional quando tinha 17 anos. O sucesso no Trencin foi imediato. Logo em sua primeira temporada no time principal, em 2015, anotou oito gols em 22 jogos e chamou atenção do Brugge, que pagou 4 milhões de euros pelos seus direitos econômicos em janeiro de 2016.
A passagem pela Bélgica foi de sucesso. Wesley Moraes ficou quatro temporadas no clube, pelo qual marcou 38 gols em 136 jogos e conquistou duas vezes o Campeonato Belga. O bom desempenho o fez crescer ainda mais na carreira.
Em 2019, ele se transformou na compra mais cara do Aston Villa, que desembolsou 25 milhões de euros (R$ 105 milhões na cotação da época) pela sua contratação. Em novembro daquele ano, Wesley foi convocado por Tite para defender a Seleção Brasileira em amistosos contra Argentina e Coreia do Sul. Ele entrou em um deles, nos minutos finais do clássico sul-americano, em que o Brasil acabou derrotado por 1 a 0, com gol de Lionel Messi.
Foi vivendo seu auge que Wesley Moraes sofreu uma lesão que travou sua carreira. Na rodada do Campeonato Inglês realizada em 1º de janeiro de 2020, o brasileiro levou uma entrada dura do zagueiro Ben Mee, do Burnley, e rompeu os ligamentos do joelho direito. Ele havia marcado um dos gols da vitória do Aston Villa por 2 a 1 naquele dia.
A lesão o afastou dos gramados por 15 meses. Só voltou a disputar uma partida do Campeonato Inglês em 24 de maio do ano passado, quando entrou nos minutos finais da partida com o West Bromwich. Wesley Moraes não conseguiu recuperar espaço no Aston Villa e acabou retornado ao Brugge em agosto, onde também jogou pouco. A falta de continuidade no clube belga deixou seu futuro em dúvida já que não estava nos planos dos ingleses. Como havia atuado nas duas equipes no último semestre, pelas regras da Fifa, o atleta não poderia ser registrado por um terceiro clube europeu na mesma temporada.
— Quando foi contratado, Wesley Moraes deu resultado no Aston Villa. A volta da lesão foi de muita dificuldade para ele em um momento que o clube estava em crise. Veio o empréstimo para o Brugge e o natural, para mim, seria ele voltar para o Aston Villa, mas o estilo do Wesley não bate muito com modelo do Steven Gerrard (atual técnico do clube). O Wesley oferece a briga na área. É um cara que faz o pivô muito bem, tanto dentro quanto fora da área, que toca de primeira. Ele é de um ou dois toques — observa Mário Marra, que comenta o Campeonato Inglês no canal ESPN.
Além do Inter, o São Paulo também tentou a contratação de Wesley Moraes. O clube paulista, no entanto, não avançou nas tratativas com o Aston Villa. O caminho colorado foi o de conversar direto com o empresário do jogador, que obteve a liberação do clube. O salário total de Wesley gira em torno de R$ 800 mil mensais. O Inter pagará 50% desse valor, e o Aston Villa bancará a outra parte.
Em ano de Copa do Mundo, Wesley Moraes ainda tem a esperança de voltar ao radar de Tite em caso de bom desempenho no Inter. Recuperar um lugar na Seleção Brasileira parece difícil, mas um sonho desse tamanho pode ser para o Colorado a garantia de contar com um jogador com a motivação em alta ao longo de 2022.
Quem é
- Nome: Wesley Moraes Ferreira da Silva
- Idade: 25 anos (24/11/1996)
- Altura: 1m91cm
- Naturalidade: Juiz de Fora (MG)
Números na carreira
Trencin-ESL
- 2015 — 22 jogos, 8 gols
Brugge-BEL
- 2016 — 6 jogos, 2 gols
- 2016/2017 — 32 jogos, 6 gols
- 2017/2018 — 44 jogos, 13 gols
- 2018/2019 — 48 jogos, 17 gols
- 2021/2022 — 6 jogos
Aston Villa-ING
- 2019/20 — 22 jogos, 6 gols
- 2020/2021 — 3 jogos
- 2021/2022 — 1 jogo