O técnico Abel Braga recebeu o título de cidadão de Porto Alegre na tarde desta sexta-feira (17), em sessão solene no Plenário Otávio Rocha, principal auditório da Câmara Municipal. O nome do treinador foi indicado pelo vereador Mauro Pinheiro (PL) e aprovado pelos demais parlamentares ainda em novembro.
Emocionado, ele lembrou a conquista do título mundial pelo Inter, que completou 15 anos, e disse estar bastante orgulhoso pelo reconhecimento.
— Cheguei aqui como mais um. Hoje, saio como cidadão de Porto Alegre — disse.
Natural do Rio de Janeiro, Abel Braga não vestiu a camisa de nenhum clube gaúcho enquanto jogador, nas décadas de 1970 e 1980. Porém, treinou o Inter sete vezes — a primeira entre 1988 e 1989, e a mais recente entre o fim de 2020 e o início de 2021.
Em fevereiro deste ano, superou Teté como o técnico que mais comandou o Inter na história. Conquistou, pela equipe colorada, os títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes em 2006, além dos Gauchões de 2008 e 2014.
Abel mora no Rio e será o técnico do Fluminense em 2022. Ele estava sem clube desde setembro, quando foi demitido do Lugano, da Suíça, após menos de três meses à frente da equipe europeia. Antes disso, ele foi vice-campeão brasileiro pelo Inter na temporada 2020.