O FC Lugano, da Suíça, anunciou nesta quarta-feira (1) a demissão do técnico Abel Braga, ex-Inter. Os auxiliares Ricardo Colbachini e Leomir de Souza também foram dispensados. Abel ficou menos de três meses no cargo. Ele foi anunciado no dia 7 de junho.
O Lugano está em sexto lugar no Campeonato Suíço depois de quatro rodadas, com duas vitórias e duas derrotas. Ele também teve uma vitória, três empates e uma derrota em amistosos preparatórios. Pela Copa Suíça, goleou o La Chaux-de-Fonds por 7 a 1. A demissão ocorreu depois da derrota para o Sion, por 3 a 2, no último sábado (28).
O motivo da demissão teria sido a troca no comando do clube, que foi vendido a um grupo americano — os mesmos empresários que controlam o Chicago Fire, da MLS. Os novos donos exigiram a mudança de toda a comissão técnica.
O treinador já tinha tido passagens pelo futebol europeu, mas a última havia sido entre 2000 e 2001, no Olympique de Marselha. Antes do Lugano, ele teve o trabalho mais recente no Beira-Rio, em que chegou ao vice-campeonato brasileiro.
Confira a nota do Lugano:
"O FC Lugano anuncia que decidiu, depois de uma análise cuidadosa da situação, demitir Abel Braga do papel de técnico do primeiro time com efeito imediato. A mesma decisão foi tomada para os assistentes técnicos Ricardo Colbachini e Leomir de Souza.
O clube agradece Abel, Ricardo e Leomir, cujos trabalhos sempre foram muito profissionais, pelo excelente trabalho e pelo grande comprometimento.
Ao mesmo tempo, até o anúncio do novo técnico, foi anunciado que Mattia Croci Torti vai garantir o treinamento do primeiro time de forma interina."