O Inter se manifestou nesta quarta-feira (22), por meio de nota, a respeito da liminar, obtida pela chapa derrota na última eleição presidencial do clube, que determina que o pleito, realizado em dezembro de 2020 e que terminou com a vitória da chapa liderada por Alessandro Barcellos, seja investigado. O documento é assinado por Barcellos, presidente do Conselho de Gestão, e também por Sergio Juchem, presidente do Conselho Deliberativo.
A ação foi movida por José Aquino Flôres de Camargo, candidato derrotado, além de membros que compuseram a chapa, como Eduardo Hausen e Ubaldo Licks. Outros conselheiros que apoiaram Aquino também assinaram o pedido.
Na decisão, o juiz de plantão da 4ª Vara Cível de Porto Alegre determinou que o Inter entregue, dentro de um prazo de cinco dias, a lista dos votantes, com o número de matrícula de sócio, endereço de e-mail, número de celular, IP do dispositivo usado para votação e o horário em que votou.
O sistema de votação também passará por perícia, assim como o site da empresa em que estava armazenada a lista de sócios aptos e também em outros subdomínios relacionados ao pleito. As duas empresas contratadas para hospedagem e armazenagem dos dados da eleição também foram citadas e devem disponibilizar acesso ao perito designado pelo juiz.
Confira a nota divulgada pelo Inter
"Colorados e Coloradas,
Na tarde desta segunda-feira, dia 20 de dezembro de 2021, o Sport Club Internacional foi intimado de uma decisão liminar proferida em ação cautelar de produção antecipada de provas sobre a eleição ocorrida em dezembro de 2020, ajuizada por doze associados, entre os quais integrantes da chapa concorrente.
A ação é direcionada contra as empresas responsáveis pelo sistema de votação utilizado naquela eleição, o qual pretendem os autores seja auditado, e contra o Sport Club Internacional, de quem é exigido, tão-somente, o fornecimento da lista digital dos associados que votaram.
O Sport Club Internacional irá tratar esta ação com o devido respeito, seriedade e firmeza, assim como com a transparência, ética e correção que caracteriza o Conselho de Gestão, a Mesa Diretora do Conselho Deliberativo e o nosso Clube como um todo.
Todas as solicitações da Justiça serão atendidas visando esclarecer qualquer dúvida referente àquele pleito."