Se o técnico português Paulo Sousa de fato abandonar a seleção da Polônia para acertar com o Inter, a federação local promete protestar na Fifa. A informação é divulgada por vários jornalistas poloneses que relatam não ser boa a relação entre o português e seus dirigentes.
Ainda não está claro, porém, qual seria o tipo de alegação, nem qual o objetivo desta possível ação na entidade máxima do futebol.
— Se o Paulo Sousa chegar a um acordo com o Inter, o caso vai parar na Fifa. Não sei como terminaria isso. Para mim, é complicado responder se o Paulo Sousa pode sair agora para o Inter. Não sei se ele poderia sair assim tão facilmente — relata a GZH o jornalista polonês Tomasz Cwiakala, do Canal Plus.
Os bastidores da negociação ainda são nebulosos. O que se sabe é que o Inter tem uma tratativa avançada com Paulo Sousa e está confiante em um acordo no início desta semana. Por outro lado, ainda não está esclarecido qual o valor da multa rescisória no contrato do português com os poloneses e se a federação local teria algo a fazer para, com amparo legal, impedir a transferência, mesmo se receber a compensação financeira estipulada no contrato.
Relação tensa
O fato é que existe um forte desconforto entre Paulo Sousa e o presidente da entidade polonesa, Cesary Kulesza. Os dois não têm uma boa relação e entraram em rota de colisão pelo menos três vezes recentemente.
Uma foi em novembro de 2021, quando Kulesza ficou brabo com o treinador por ele ter preservado jogadores importantes na derrota por 2 a 1 para a Hungria, pelas Eliminatórias europeias para a Copa 2022. A segunda foi há poucos dias, quando Sousa não aceitou o pedido da federação para incluir um profissional polonês mais jovem na sua comissão técnica, visando a prepará-lo para o futuro.
Por fim, há uma insatisfação geral com uma suposta falta de dedicação de Paulo Sousa aos objetivos traçados pela federação.
— O Paulo Sousa é muito criticado por não morar aqui na Polônia, e sim em Portugal. Ele alega que não é necessário morar aqui, porque os principais jogadores poloneses jogam em outros países. Mas o fato é que ele não vai com frequência assistir aos jogos do Campeonato Polonês. Todos aqui gostariam que ele morasse na Polônia. A ideia era que ele melhorasse o futebol polonês e fizesse mudanças na base, mas parece que ele não tem essa motivação. Eu estou um pouco decepcionado, pois eu esperava que ele ajudasse mais no desenvolvimento do futebol polonês, não só na seleção — completa Cwiakala.
Conforme apurado por GZH, uma comitiva formada por quatro dirigentes do Inter está viajando neste domingo (26) a Portugal para finalizar o acordo com Paulo Sousa. Os detalhes da operação são mantidos em sigilo pela direção.
Caso haja um acordo com o treinador, o passo seguinte será Sousa oficializar a sua rescisão com a federação polonesa, o que não promete ser um processo tranquilo.