O empate em 1 a 1 com o Santos foi mais um capítulo na queda de desempenho do Inter no Brasileirão. Dos últimos 11 jogos, o time treinado por Diego Aguirre venceu apenas dois. O calendário e o desgaste dos jogadores são os principais motivos identificados pelo departamento de Futebol.
Atualmente, o Inter é nono colocado, com 48 pontos. Neste recorte de 11 jogos, o time conquistou apenas 9 pontos. Isto significa apenas que o colorado somou apenas 27% dos pontos disputados, o que representa um aproveitamento igual ao dos clubes que brigam na zona de rebaixamento.
Em contato com a reportagem de GZH, o vice de futebol do Inter, Emílio Papaléo, atribuiu o baixo desempenho recente, especialmente, à sequência de jogos.
— Atribuo (a queda de desempenho) ao estresse do ano. Foram jogos sucessivos, o pessoal não parou por conta da pandemia. O resultado está aparecendo agora nas lesões que estamos tendo, fadiga, cansaço. Foi um ano atípico — afirma.
Atualmente, o Inter tem o goleiro Daniel (com fissura na costela) e Rodrigo Lindoso (lesão muscular) entregues ao departamento médico. Recentemente, Yuri Alberto e Taison também foram desfalques por problemas físicos. Outro impacto do calendário, segundo o dirigente, está na dificuldade de foco dos jogadores.
— O desgaste também é mental. Esse ano atípico também faz com que os jogadores tenham uma sequência que cansa mentalmente — explicou.
O técnico Diego Aguirre já tinha assumido, em entrevista após a derrota para o Flamengo, que o time estava passando por um momento de irregularidade.
— Todos os jogos apresentam dificuldades. Nós assumimos que somos um pouco irregulares, que teremos de melhorar — disse o treinador à época.
Após o resultado de empate com o Santos, a torcida chegou a entoar no Beira-Rio um canto de "0 Paixão tem razão" — em alusão ao áudio vazado do ex-coordenador da preparação física do clube, Paulo Paixão. O áudio, em que profissional cita que o elenco de jogadores é jovem e sugere troca de atletas, circulou nas redes sociais no último dia 22.
A má fase do Grêmio também é um dos pontos especulados para a queda de rendimento da equipe colorada. Segundo Papaléo, nem o momento do rival e nem o vazamento ou a saída de Paulo Paixão são fatores que influenciam nas atuações do time.
— Falam muito que o elenco se conformou no campeonato ou que o áudio do Paixão teria influenciado. Nada disso! Nós estamos focados, tentando os nossos objetivos. O momento do Grêmio também nunca foi um motivador de conformidade do nosso elenco — afirma.
Com a sequência ruim, o Inter viu suas chances de conseguir uma vaga direta na Libertadores 2022 minguarem. O cenário para uma classificação para às fases preliminares também ficou mais complicado, já que o clube precisa vencer os jogos contra Atlético-GO e Bragantino e torcer para que os adversários diretos tropecem.
Últimos 11 jogos do Inter no Brasileirão
- 0x1 Palmeiras - Arena Palmeiras
- 1x1 Bragantino - Beira-Rio
- 2x2 Corinthians - Beira-Rio
- 0x1 São Paulo - Morumbi
- 1x0 Grêmio - Beira-Rio
- 1x2 Juventude - Alfredo Jaconi
- 2x1 Athletico-PR - Beira-Rio
- 0x1 Cuiabá - Arena Pantanal
- 1x2 Flamengo - Beira-Rio
- 0x1 Fluminense - Maracanã
- 1x1 Santos - Beira-Rio
*Com informações de Bruno Flores