A situação confortável que o Inter vivia no Campeonato Brasileiro mudou. O time colorado parecia muito próximo de conquistar uma vaga à Libertadores, mas uma série de tropeços fez a classificação virar dúvida. São apenas duas vitórias nas últimas nove partidas.
Se antes o time olhava para cima tentando ultrapassar Corinthians e Fortaleza, a maior preocupação passou a ser no outro sentido. Oitavo colocado, o time de Diego Aguirre foi ultrapassado pelo Fluminense no fim de semana. Com 47 pontos, uma derrota para o Flu na quarta-feira (23) pode significar cair mais um pouco na classificação.
Se sair derrotado do Maracanã, e Ceará e América-MG vencerem suas partidas, contra Corinthians e Chapecoense, respectivamente, a equipe termina a 35ª rodada na décima colocação e fora da zona de classificação para o torneio continental, mesmo que o número de vagas seja inflado com os resultados das finais da Libertadores e Copa do Brasil.
Comentaristas do Grupo RBS acreditam que o Inter perdeu foco nas últimas partidas e não se dedicou com o mesmo afinco em todos os confrontos. Eles opinam sobre o que a equipe colorada precisa para se reanimar do Brasileirão. Confira:
Gustavo Manhago - narrador da Rádio Gaúcha
O Inter precisa ter o mesmo foco e a mesma vontade para se classificar à Libertadores que ele tem para ver o Grêmio na Segunda Divisão. Em outras palavras, ele precisa se dedicar tanto aos jogos com os times que estão brigando na parte de cima como contra os times que estão na parte de baixo. Foi clara a falta de foco nos jogos contra São Paulo, Cuiabá e Juventude. Completamente diferente do foco no Gre-Nal, contra o Flamengo e Athletico-PR. No momento em que o Inter decidir que a vaga na Libertadores vale muito mais do que ver o Grêmio rebaixado, vai conseguir se reanimar. E acho que já agora contra o Fluminense. É fundamental que o time tenha presença na Libertadores do ano que vem. A Libertadores está se oferecendo para ele, já que o G-6 pode virar G-7 ou G-8.
É um pouco tarde para reanimar alguma coisa. Vaga direta ficou muito difícil. Entrar na pré-Libertadores significa uma complicação no calendário, que já vai ser complicado no ano que vem. O que realmente chama atenção é que o Inter mostra uma dedicação tremenda contra o Flamengo, um time bem mais difícil de ser batido, e contra o Cuiabá foi aquela coisa morna, quase fria que a gente viu. O grupo é curto, falta qualidade, mas não entendo a falta de ânimo dos jogadores do Inter em alguns jogos. Como faltam apenas quatro jogos, tomara que os caras se animem e encerrem a temporada da maneira mais digna possível.
Precisa parar imediatamente de escolher jogo para entrar mais ou menos mobilizado. De 1 a 38, as rodadas têm o mesmo valor. Desde a derrota para o Palmeiras, o Inter só soma duas vitórias. O rendimento caiu faz tempo. Isoladamente, perder ou ganhar do Flamengo é resultado normal. Porém, o conjunto da obra aponta, faz algum tempo, para uma campanha descendente. Não dá mais para decidir que jogo vale mais ou menos.