Enquanto negocia sua rescisão de contrato com o Inter, o atacante Paolo Guerrero também projeta o que será do seu futuro longe do Beira-Rio. Ainda que não haja uma decisão tomada por parte do centroavante em curto prazo, o peruano segue com um objetivo: disputar a Copa do Mundo de 2022, no Catar.
O primeiro ponto a ser resolvido por Guerrero fora do Inter está ligado à sua condição física. Por conta das dores no joelho direito, o atacante pretende recuperar-se de forma plena para a disputa do próximo Mundial.
— Quanto me falta para chegar ao meu nível? Primeiro tenho que resolver a situação do meu joelho, que parece que não quer me deixar jogar. Tenho de ser paciente. É importante estar jogando e na minha equipe não estou, o que me deixa triste. O que posso fazer é seguir trabalhando. O trabalho será meu sacrifício para voltar a jogar na minha equipe e na seleção — declarou Guerrero semana passada, após a vitória do Peru sobre o Chile.
Para alcançar esta recuperação, Guerrero deve realizar tratamento médico na Alemanha. Segundo o jornal peruano Libero e a TV Peru Deportes, a equipe de saúde seria conhecida do jogador desde quando o atacante defendeu o Bayern de Munique e o Hamburgo. Em função da dedicação aos procedimentos, o centroavante só voltaria a atuar em 2022.
Um destino já aparece no horizonte tanto para este momento quanto para 2022: o Alianza Lima. Segundo apurou GZH, o clube que revelou o artilheiro está monitorando a situação de Guerrero e, nos bastidores, aguarda a decisão do atacante sobre sua recuperação para fazer uma investida.
Caso retorne à sua origem, o centroavante encontraria um velho amigo para reeditar uma parceria. Em março deste ano, o Alianza Lima anunciou a contratação do atacante Jefferson Farfán, que foi companheiro de Guerrero na base do clube e também na seleção peruana. Em sua apresentação, Farfán chegou a dizer que o atacante colorado retornaria "em breve".
Enquanto Guerrero não define se irá atuar imediatamente em um novo clube ou retirar-se para o tratamento, a seleção peruana permanece no meio deste caminho. Após liberar o centroavante da atual rodada das Eliminatórias, o técnico Ricardo Gareca não deve contar com o jogador para a próxima rodada da competição, em novembro, justamente pela condição física do atacante.
Neste momento, o Peru ficaria fora da próxima Copa do Mundo. Hoje, o time de Gareca ocupa a 7ª colocação, com 11 pontos somados e a quatro pontos de distância da vaga na repescagem, hoje ocupada pela Colômbia — 5ª colocada.