Foi Taison quem disse, em uma entrevista ao canal do Duda Garbi no Youtube recentemente, que Yuri Alberto lhe faz lembrar muito de Nilmar. A fala do atual capitão do Inter provoca comparações inevitavelmente. Afinal, a arrancada dos dois com a camisa colorada é digna de análise sobre seus números.
Yuri Alberto completou 20 anos no último dia 18 de março. Com a camisa do Inter, o atacante já soma 28 gols marcados em 74 jogos. O número já supera o de Nilmar nas temporadas no início do século. Na época, em 2003, o jovem jogador de 19 anos, vindo do Paraná, marcou 25 vezes em 67 partidas, até ser vendido pelo clube para o Lyon, da França, no ano seguinte.
Há somente um jogador que marcou mais gols pelo Inter até seus 20 anos de idade: Rafael Sobis. O então garoto de Erechim chegou ao Beira-Rio aos 18 anos em 2004. Assumiu a titularidade um ano depois, sendo o vice-goleador do Brasileirão. No total, ele marcou 36 gols.
Yuri Alberto tem tudo para também ultrapassar Rafael Sobis nessa lista. Faltam oito gols em cinco meses, até ele completar seus 21 anos de idade. De qualquer maneira, os recortes estatísticos servem para exaltar a fase do atual camisa 11 do Inter. Sobis e Nilmar gozam de idolatria no clube, o que serve também de inspiração para Yuri seguir os mesmos passos.
Resta saber também se haverá tempo para Yuri Alberto marcar seu nome na história do Inter com algum título antes de um aparente assédio do futebol europeu na próxima janela de transferências. Atacante, jovem, com passagens pelas seleções de base e ainda em uma fase iluminada são itens de um prato cheio para a investida do Exterior.
Jovens com mais gols pelo Inter até os 20 anos de idade:*
- Rafael Sobis - 36
- Yuri Alberto - 28
- Nilmar - 25
- Giuliano - 21
- Valdívia - 21
- Daniel Carvalho - 17
- Diego - 17
- Alexandre Pato - 12
- Walter - 10
*Pesquisa feita no século 21 (2001-2021)