Qualificar o grupo com muitos jogadores estrangeiros pode ter seus percalços, e o Inter vive esta situação no Brasileirão. No Beira-Rio, são sete atletas do Exterior, e apenas cinco poderão estar relacionados para o jogo contra o Fortaleza, neste domingo (19).
A liberação do argentino Gabriel Mercado por parte do departamento médico e a suspensão já cumprida pelo chileno Carlos Palacios fazem com que todos estejam à disposição de Diego Aguirre, que precisará excluir dois inclusive do banco de reservas.
Sem nenhum eventual problema físico, três estrangeiros são titulares absolutos de Aguirre: Saravia, Bruno Méndez e Víctor Cuesta. Paolo Guerrero é presença certa entre os reservas.
Sobrariam para a disputa da última vaga três contratações recentes do clube — duas delas em nível de seleções nacionais: o zagueiro e lateral Mercado, o meia Juan Cuesta e o atacante Palacios. Deles, o jovem colombiano Cuesta, único que ainda não figurou na equipe principal de seu país, deve ser um dos sacrificados em função de ainda estar ganhando experiência e por não ter sido uma opção imediata do treinador.
A disputa entre Mercado e Palacios para estar no banco de reservas tem como ponto de avaliação a versatilidade. O argentino pode ser opção para o miolo da zaga e também na lateral direita, como fez em sua estreia contra o Santos, quando até gol marcou. Esta versatilidade e a confiança por parte do técnico podem pesar a seu favor. Contra ele pesam o fato de ter poucos jogos na equipe, um entrosamento menor e ainda estar voltando de uma recuperação física.
Palacios, por sua vez, conta com o trunfo de um grande número de jogos na equipe titular — mas isto ainda não significou alguma atuação destacada ou gol marcado. Nos dois casos, há outros atletas no elenco que podem ser suplentes nas respectivas posições. A decisão de Diego Aguirre acontecerá após o treinamento marcado para a manhã deste sábado.