O Inter surpreendeu ao anunciar dois reforços no último dia da janela de transferências da Europa para o futebol brasileiro. As contratações por empréstimo do meia-atacante Gustavo Maia e do zagueiro Kaique Rocha reforçaram o elenco colorado para a disputa do segundo turno do Campeonato Brasileiro. Com esses dois acréscimos, a tendência é de que o clube não traga mais ninguém para o restante da temporada.
De acordo com o vice-presidente de futebol colorado, Emílio Papaléo, o Inter realizou o seu último grande movimento no mercado ao contratar Gustavo e Kaique. Por isso, difícil que mais alguém seja contratado. Entretanto, não há como fechar as portas do clube.
— Trouxemos dois grandes jogadores para reforçar o nosso elenco. Entendemos que temos qualidade e opções para a disputa do Campeonato Brasileiro. Dificilmente contrataremos mais alguém, porém, caso apareça algum negócio de ocasião, será avaliado pelo departamento de futebol — afirmou o dirigente.
Para 2021, o Inter adotou uma nova forma e padrão para realizar as contratações. Com pouco dinheiro no caixa para investir, a criatividade e o uso de dados tem sido fundamental para garimpar talentos jovens e trazer para o Beira-Rio.
Nesta temporada, o Inter contratou sete jogadores: Taison, Gabriel Mercado, Carlos Palacios, Bruno Méndez, Paulo Victor, Gustavo Maia e Kaique Rocha. Ao todo, foram investidos R$ 23,1 milhões nas negociações, valor considerado adequado ao momento financeiro do clube.
Todas contratações passaram pela análise do Centro de Análise e Prospecção de Atleta (Capa) e pela aprovação do departamento de futebol colorado. A parceria tem como objetivo diminuir o percentual de erro e, por consequência, gastar menos. Além disso, como cinco das sete contratações tem menos de 23 anos, há possibilidades de o Inter ainda ter um retorno financeiro com vendas desses jogadores.
— Nós adotamos uma nova prática para as contratações e um modelo bem estipulado. Hoje, estamos fechados para novas vindas, entretanto, caso apareça alguma oportunidade, com moldes parecidos aos que estamos fazendo e tivermos condições de efetivar a negociação, vamos analisar com certeza — finalizou o vice de futebol colorado.