Enquanto tenta encontrar um ambiente mais tranquilo para a sequência da temporada, o Inter terá uma novidade que dá a Diego Aguirre a possibilidade de mexer bastante na equipe. A liberação de Gabriel Mercado, que ocorrerá até sexta-feira, permite ao treinador pensar em um time diferente para enfrentar o Flamengo às 18h15min deste domingo (8) no Maracanã.
Como o time carioca vem encantando sob comando de Renato Portaluppi, com um jeito ofensivo e vertical de futebol, não será surpresa se o argentino estrear em um esquema ainda não utilizado pelo técnico uruguaio. Mas que talvez seja uma arma para conter o poderio flamenguista.
É que Mercado é um jogador versátil, pode ser lateral ou zagueiro. Como Saravia está recuperado e atuou normalmente no domingo passado, sua entrada não seria natural. Bruno Méndez e Cuesta estão consolidados. Então, para segurar a força do ataque do Flamengo, não está descartada a ideia de colocá-los todos juntos. Um esquema com três zagueiros, inclusive, daria mais tranquilidade a Paulo Victor, jovem lateral-esquerdo que substituirá Moisés, expulso diante do Cuiabá.
Diego Aguirre disse, em sua chegada, que não pretendia escalar um time com três zagueiros, mas à época não tinha nem tempo para treinar nem três zagueiros em boa fase. Com a mudança de cenário, poderia repetir essa formação, que já usou no São Paulo, por exemplo.
— Na América do Sul, me conhecem por ter jogado como lateral, mas na Europa joguei a maior parte do tempo como zagueiro, assim como no Catar. Não tenho nenhum problema, me adapto ao que o treinador precisar — disse Mercado.
Essas frases, inclusive, permitem especular outra situação, até mais simplificada. Ela consistiria em improvisar Mercado ou Saravia na lateral esquerda, mantendo a linha de quatro defensores e mais quatro jogadores no meio-campo. Aguirre já fez isso outras vezes, inclusive no próprio Inter.
O fato é que Mercado tem sido elogiado no Beira-Rio, mesmo sem ter estreado. Seu envolvimento com o clube e entrosamento com os companheiros é considerado exemplar. É um atleta que tem perfil liderança e experiência para ajudar a tirar o time da má situação em que se encontra no Brasileirão.
O único porém é o fato de ser estrangeiro. O Brasileirão permite que até cinco jogadores nascidos fora do país assinem a súmula. O Inter tem seis no grupo principal: Mercado, Saravia, Bruno Méndez, Victor Cuesta, Palacios e Guerrero. Isso sem contar Juan Cuesta, que ora atua no time de cima, ora desce para o sub-20. Para escalar Mercado, o treinador deverá deixar de fora algum dessa lista. Guerrero se recuperou, jogou 45 minutos contra o Cuiabá, mas ainda está longe da melhor forma. É possível que seja ele o escolhido para permanecer em Porto Alegre, já que Galhardo e Yuri Alberto estão de volta. Isso daria tempo ao peruano para atingir os 100% de condições e ficar à disposição para as demais partidas.