Na próxima quinta-feira (5), Gabriel Mercado completará um mês do seu anúncio oficial pelo Inter. Durante os 30 dias, o defensor aprimorou a parte física para ficar apto para estrear pelo Inter diante do Flamengo, no Rio de Janeiro, no próximo dia 8. Além dos trabalhos no CT Parque Gigante, o argentino já demonstra integração aos companheiros de clube nos primeiros 30 dias de Beira-Rio.
Sem atuar desde o começo de abril, quando disputou o seu último jogo pelo Al-Rayyan, o zagueiro conseguiu evoluir sob os comandos dos preparadores físicos colorados. Acredita-se que ele carece apenas de ritmo, que será obtido apenas com confrontos oficiais.
Inclusive, o único motivo que impediu de estrear até agora a abertura da janela de transferências. Somente a partir de agosto contratações vindas de fora do país estarão legalmente aptas para entrar em campo no futebol brasileiro.
Contratado para atuar como zagueiro, ele também poderá atuar na lateral direita. Ele é tido como atleta da confiança de Diego Aguirre, já que trabalharam juntos nos Emirados Árabes. Porém, a sua escalação pelo lado do campo é tratada como excepcional apenas em ocasiões necessárias de uma partida.
Além do aspecto técnico, Gabriel Mercado tem agradado pela convivência nos bastidores. Ele é apontado como um jogador dedicado que já tenta aprender mais sobre as coisas do clube e também integrado ao plantel.
Antes de alguns confrontos, ele esteve presente com os companheiros, tanto para auxiliar na concentração, como também para facilitar a adaptação. Por isso, acredita-se que ele em breve disputará a posição na zaga com Bruno Méndez e também Victor Cuesta.