Sonho antigo do Inter, Luiz Adriano chegou a iniciar negociação para retornar ao Beira-Rio nas últimas semanas. Porém, o Palmeiras exigiu compensação financeira e, desta forma, a transação não pôde ser concluída. O atacante ainda não completou sete jogos e pode se transferir para outra equipe do futebol brasileiro.
O jogador, que foi campeão mundial em 2006 e tem ligação afetiva com o clube, tem seis partidas pela equipe paulista. Atualmente, se recupera de lesão. Nos últimos dias foi alvo do Grêmio no mercado de transferências, mas além das condições, o afeto entre Luiz Adriano com o Inter também impediu o acerto.
As condições para a dupla Gre-Nal foram as mesmas por parte do Palmeiras: U$S 3 milhões pela liberação (cerca de R$ 15,5 milhões na conversão atual). No Inter, o jogador aceitaria receber um montante salarial inferior ao solicitado ao rival para facilitar o retorno. Porém, o valor é considerado elevado para o Colorado. Desta forma, a negociação não avançou.
Pesou de forma contrária a ausência de vontade dos paulistas em receber atletas colorados. Thiago Galhardo, que agrada ao técnico português Abel Ferreira, já completou sete partidas, e não pode atuar no Brasileirão. O empréstimo não é aceito também.
Há o entendimento por parte da direção do Inter de que Yuri Alberto ainda poderá ser alvo de ofertas do mercado do Exterior em breve. Além dos dois citados, Paolo Guerrero tem vínculo até 31 de dezembro, porém só estará em condições para atuar nas primeiras semanas de agosto. Por isso, a tentativa de repatriação de um dos autores de gol do Mundial de 2006.