Quando o Inter foi campeão mundial, em 2006, o então presidente Fernando Carvalho relatou que saciou seu desejo de desfilar em um caminhão dos bombeiros pelas ruas de Porto Alegre. O cortejo não havia sido possível anteriormente porque todas as grandes conquistas do clube, desde os títulos brasileiros na década de 1970 até os feitos continentais dos anos 2000, haviam ocorrido dentro do Beira-Rio. Portanto, a festa era realizada no gramado mesmo.
Ao mesmo tempo em que alimentava a frustração do ex-presidente, o histórico não deixava dúvidas: em casa, o Colorado se fazia forte. Esta sentença, porém, deixou de ser verdade nos últimos tempos. A eliminação precoce na Libertadores, diante do Olimpia, na noite desta quinta-feira (22), é mais um capítulo das frustrações vividas pelo time que não consegue mais se sobrepor nem mesmo em seus domínios. Relembre os últimos episódios:
Copa do Brasil 2021: Vitória
Há pouco mais de um mês, em junho, o Inter amargou uma surpreendente derrota para o Vitória, que o fez se despedir da Copa do Brasil na terceira fase. A equipe, na época comandada por Miguel Ángel Ramírez, entrou em campo com a vantagem de ter vencido por 1 a 0 em Salvador. No entanto, teve o zagueiro Pedro Henrique expulso no início do segundo tempo e levou 3 a 1 dos baianos e deu adeus ao torneio nacional bem antes do previsto, causando até mesmo a demissão do técnico espanhol.
Brasileirão 2020: Corinthians
No final de fevereiro, os colorados sofreram até o último minuto da 38ª rodada do Brasileirão. Para ser campeão, o Inter precisava vencer o Corinthians, em casa, e torcer para que o Flamengo não superasse o São Paulo, no Morumbi. O mais difícil aconteceu: os cariocas perderam por 2 a 1, mas o Inter de Abel Braga não saiu do 0 a 0, com direito a gol de Edenilson anulado por impedimento e reclamação por pênalti. Ou seja, a taça foi erguida pelos rubro-negros.
Libertadores 2020: Boca Juniors
A eliminação da Libertadores de 2020 não aconteceu na capital gaúcha, mas começou a ser escrita por aqui. No início de dezembro, o Colorado foi derrotado em casa pelo Boca Juniors, com gol de Tevez. No jogo de volta das oitavas de final, na Bombonera, conseguiu devolver o mesmo placar, com gol contra anotado pelo lateral Fabra. No entanto, Rodrigo Lindoso e João Peglow desperdiçaram suas cobranças e a vaga ficou com os argentinos.
Copa do Brasil 2020: América-MG
Quando Eduardo Coudet resolveu trocar o Inter pelo Celta de Vigo, os dirigentes não tiveram dúvidas e foram buscar o campeão mundial Abel Braga para seu lugar. Logo em sua estreia, porém, o time colorado foi batido por 1 a 0 pelo América-MG, em pleno Beira-Rio, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Uma semana depois, até conseguiu dar o troco em Belo Horizonte, com gol de Yuri Alberto, mas a classificação escapou nos pênaltis, com Thiago Galhardo e Uendel errando o alvo. Desta forma, a festa foi de Lisca e seus comandados.
Copa do Brasil 2019: Atheltico-PR
Nenhuma derrota foi mais dolorida do que a perda do título da Copa do Brasil em um Beira-Rio lotado. Em setembro de 2019, antes da pandemia esvaziar as arquibancadas, o Inter de Odair Hellmann recebeu o Athletico-PR precisando reverter a derrota por 1 a 0 sofrida em Curitiba. Contudo, acabou derrotado por 2 a 1 e teve de assistir aos paranaenses erguendo a taça em seus próprios domínios.
Libertadores 2019: Flamengo
Para azar dos colorados, o Flamengo de Jorge Jesus começou a engrenar nas quartas de final da Libertadores de 2019. Apesar do placar de 2 a 0 em favor dos cariocas, o Inter conseguiu protagonizar um duelo muito parelho no Maracanã. No segundo confronto, um empate por 1 a 1 em Porto Alegre sacramentou a eliminação da equipe gaúcha.