Destaque do Inter em 2021, Edenilson desperta o interesse novamente do mercado arábe. Desta vez, o Al Shabab buscou informações e realizou uma proposta ao camisa 8 colorado. O Inter garante ter recebido oferta, mas com valores inferiores à multa rescisória, que é de U$ 4 milhões, cerca de R$ 20,7 milhões.
O interesse partiu do novo técnico do clube estrangeiro, o brasileiro Péricles Chamusca. Ele recomendou a busca do meio-campista, que já esteve na mira de clubes do Oriente Médio nas últimas temporadas, mas o Inter segurou as investidas e valorizou o jogador com um novo contrato até o final de 2023.
Em 2020, o Al-Ittihad fez proposta. Na temporada passada, também foi a vez do Al-Hilal realizar a tentativa de tirar Edenilson do Beira-Rio. Agora, o Colorado entende que a proposta não irá evoluir, já que o Al Shabab não acena com um salário tão vantajoso como os demais nos episódios anteriores.
Outro fator que poderá pesar para a permanência do camisa 8 em Porto Alegre, além do vínculo vigente, é a aposta na Libertadores. Segundo a direção, o meio-campista é uma das principais peças de time e seria complexo encontrar uma reposição à altura durante a temporada.
Desde 2017 no Inter, Edenilson acumula 227 partidas e tem 32 gols marcados. Ele é o batedor de pênaltis oficial colorado com 100% de aproveitamento em cobranças.