O Vitória vai encarar o Inter, na próxima quinta-feira (10), pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, com um novo treinador. Na manhã desta terça, ao mesmo tempo em que confirmou a demissão de Rodrigo Chagas, o clube baiano anunciou a contratação do ex-meia Ramon Menezes.
A decisão pela troca no comando técnico ocorreu um dia depois da derrota de 1 a 0 sofrida para o Náutico, em casa, pela segunda rodada da Série B. Curiosamente, o profissional chegou a comandar a atividade na manhã desta terça, no CT do clube, preparando o time que atuará no Beira-Rio.
Chagas foi efetivado no cargo em dezembro de 2020, quando ajudou a equipe a escapar do rebaixamento à Série C. Nesta temporada, contudo, não conseguiu repetir o mesmo sucesso. Apesar de chegar à semifinal da Copa do Nordeste, sendo eliminado pelo Ceará, caiu ainda na primeira fase do Campeonato Baiano. Ao todo, sob seu comando, o Rubro-Negro disputou 30 partidas, obtendo 11 vitórias, 13 empates e seis derrotas (aproveitamento de 51%).
Já Ramon Menezes iniciou a carreira de técnico em 2013, mas ganhou destaque recentemente, ao comandar o Vasco entre 2019 e 2020. Seu último trabalho foi à frente do CRB na temporada passada.
Como perderam o jogo de ida, no Barradão, por 1 a 0, os baianos precisam vencer por dois gols de diferença em Porto Alegre para passar às oitavas de final da Copa do Brasil. Em caso de uma vitória simples dos visitantes, a vaga será decidida nos pênaltis. Não há saldo qualificado.