Passadas cinco rodadas, o Inter conquistou seis pontos e figura na parte de baixo da tabela do Brasileirão. Não à toa, decidiu trocar de treinador. Agora, precisa dar uma resposta rápida para melhorar sua condição na tabela de classificação, diante da Chapecoense, nesta quinta-feira (23). O problema é que o cenário onde esta reação será buscada não traz boas lembranças aos colorados.
Dos cinco duelos disputados na Arena Condá contra o time catarinense, pelo campeonato nacional, o Inter nunca conseguiu voltar a Porto Alegre com pontos.
A primeira experiência, aliás, foi traumática. Em 2014, os comandados de Abel Braga foram goleados por 5 a 0, e o time terminou o jogo com o centroavante Rafael Moura atuando como goleiro após a expulsão de Dida.
Nos dois anos seguintes, derrotas por 1 a 0. Em 2015, o meia Ananias, uma das vítimas do acidente aéreo com a delegação catarinense, marcou o único gol da partida. Em 2016, foi a vez do uruguaio Martinuccio decretar a vitória catarinense nos acréscimos.
Em 2017, quando o Colorado disputou a Série B, as equipes não se enfrentaram. Depois disso, Chapecó voltou a castigar os gaúchos. Sob o comando de Odair Hellmann, o Inter foi derrotado em 2018 (2 a 1, de virada) e 2019 (2 a 0, com gols do ex-gremista Everaldo). Como a Chapecoense foi rebaixada há dois anos, o confronto não se repetiu em 2020.
Única vitória
Na única vez em que o Inter voltou do oeste catarinense comemorando uma vitória, a competição era outra. Em 2008, pela segunda fase da Copa do Brasil, o time comandado por Abel Braga venceu por 2 a 0, com gols de Alex e Adriano, e eliminou a Chapecoense sem a necessidade do confronto de volta no Beira-Rio.
Confira os confrontos na Arena Condá pelo Brasileirão:
2014
Chapecoense 5x0 Inter
Gols: Diones (duas vezes), Leandro Pereira (duas vezes) e Camilo
2015
Chapecoense 1x0 Inter
Gol: Ananias
2016
Chapecoense 1x0 Inter
Gol: Martinuccio
2018
Chapecoense 2x1 Inter
Gols: Nico López (I), Leandro Pereira (duas vezes)
2019
Chapecoense 2x0 Inter
Gols: Everaldo (duas vezes)