Escolhido para substituir o espanhol Miguel Ángel Ramírez, Diego Aguirre teve um contato inicial com o elenco colorado na terça-feira (22), quando comandou sua primeira atividade no CT Parque Gigante. Nesta quarta (23), com todos os jogadores à disposição, já escolherá a escalação que enfrenta a Chapecoense, pela sexta rodada do Brasileirão. Mas, apesar do pouco tempo, a direção do Inter viu diferenças significativas no ambiente após a troca do treinador.
Em todas as manifestações, há elogios ao trabalho do espanhol, mas a leitura interna de que não houve "liga" entre o profissional que abriu a temporada e os atletas que compõem o grupo profissional.
— Buscamos um treinador que tem um conceito de jogo muito alinhado com aquilo que a gente pensa, talvez não tão radical em algumas situações. Ajustes são absolutamente normais em um clube como o Inter. Ainda mais no futebol brasileiro, onde os times são muito parecidos, todos jogam para ganhar e o físico tem sido muito preponderante, temos que saber rever algumas situações. O Conselho de Gestão e o departamento de futebol fizeram alguns ajustes e o importante é que o ambiente é muito profissional, de muito trabalho e não tem por que as coisas não darem certo — declarou o vice-presidente de futebol João Patrício Herrmann em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha.
Outro ponto exaltado é a de que as palavras ditas pelo novo treinador, em sua apresentação na última segunda-feira (21), impactaram de forma positiva no vestiário. Na visão dos dirigentes, houve um clima de "alto astral" durante o primeiro treino comandado pela comissão técnica de Aguirre e Paulo Paixão — anunciado como novo coordenador físico do clube.
— Temos confiança nos atletas e sinto que nesse momento o Inter precisa recuperar sua identidade, que volte a ser um time de luta, garra, entrega total e, para começar, obviamente que teremos que fazer um bom futebol — declarou o uruguaio na ocasião.
Antes de viajar a Chapecó, o Inter realiza um último treinamento em Porto Alegre na tarde desta quarta. O duelo diante dos catarinenses está agendado para as 19h desta quinta-feira, na Arena Condá.