O Inter decidiu avançar nas negociações com Diego Aguirre para ser o novo técnico do clube. Desde sexta-feira (18), a diretoria faz contato com o estafe do treinador para evoluir as conversas e deve formalizar uma proposta, com boas perspectivas de um acerto. Após a negativa do português Marco Silva, o nome do uruguaio ganhou força nos bastidores.
Sem clube desde que deixou o Al Rayyan, em dezembro, Aguirre está no Uruguai e vê com bons olhos a oportunidade de voltar a Porto Alegre. Hoje, o técnico tem dois parceiros de trabalho: o auxiliar Juan Verzeri, que comandou o Uruguai no vice-campeonato do Mundial sub-20, em 2013, e o preparador Fernando Pinãtares, que foi alvo de críticas na passagem de 2015 pelo Beira-Rio.
O nome Aguirre não foi unanimidade entre os dirigentes do Inter. A preparação física foi o principal ponto de discordância acerca do trabalho do uruguaio. Mas, Piñatares é um profissional da confiança do treinador, que não abre mão de tê-lo em sua comissão. As ideias do técnico e a metodologia de trabalho agradam a maior parte da direção, o que acabou sendo decisiva para a investida.
Enquanto não contrata um novo técnico, o Inter segue com Osmar Loss como treinador interino. A expectativa é de que o jogo diante do Ceará seja o último dele comandando a equipe.